Dialogar e partilhar as nossas competências e convicções com todos os nossos stakeholders e construir parcerias duradouras.
A Ecocert continua a sua ação por um mundo sustentável, envolvendo-se em instâncias coletivas e profissionais para definir quadros para práticas cada vez mais sustentáveis, respeitadoras da natureza e dos seres humanos.
A Ecocert compromete-se a levar a voz das empresas com impacto. Através de ações diretas junto dos decisores políticos ou de ações indiretas através de colaborações com as nossas estruturas parceiras, esforçamo-nos por propor soluções pragmáticas e eficazes para responder aos desafios ambientais, climáticos e sociais que as nossas sociedades enfrentam.
Levar a cabo a nossa missão de controlo por terceiros
Os organismos de certificação, que atuam como um e independente de terceiros, são essenciais para garantir a conformidade com as normas e reforçar a confiança dos consumidores.
Atuamos em associações de organismos de certificação biológica, como o CEBIO em França e o EOCC na Europa, para defender a nossa missão de forma exigente e pragmática e colaborar com as autoridades responsáveis pela aplicação da regulamentação biológica, como o INAO em França ou a Comissão Europeia.
A Ecocert também aderiu ao TIC Council, que representa as organizações terceirizadas junto aos industriais e aos poderes públicos.
Dialogue com os proprietários de rótulos
Para a Ecocert, os rótulos devem ser aceleradores de mudança, tanto ao nível da produção como do consumo. Ao participar na sua governação ou ao manter relações estreitas com os proprietários dos rótulos, garantimos o seu caráter transformador. Alertamos quando os requisitos das especificações não são aplicáveis, mas também quando identificamos riscos em relação às garantias fornecidas.
Por exemplo, desde a sua criação, contribuímos para o desenvolvimento e a implementação do referencial COSMOS, para que se tornasse a melhor garantia para os cosméticos biológicos e naturais.
Mobilizar os decisores políticos
Com a nossa experiência e conhecimentos no terreno, contribuímos ativamente para a transição ecológica e social, promovendo junto dos decisores políticos quadros regulamentares coerentes com os nossos valores e incentivando políticas públicas ambiciosas.
Por exemplo, com a IFOAM OE, a Ecocert defendeu os agricultores para que pudessem ter a opção de produzir sem OGM ou NGT ( ) e para reforçar a rastreabilidade dessas novas variedades culturais.
Também fomos uma força propositiva junto dos representantes das instituições europeias no projeto europeu da Diretiva Green Claims, que visa regulamentar as alegações e rótulos ambientais.
que?
A Ecocert está envolvida em vários grupos de trabalho a nível europeu, como o EGTOP (grupos de especialistas chamados a formular pareceres técnicos sobre a produção biológica), com o objetivo de partilhar os nossos conhecimentos e contribuir para um mundo sustentável.
A experiência da Ecocert é reconhecida em todo o mundo desde o seu início. A Ecocert contribuiu para a redação da regulamentação biológica francesa e europeia. Ainda hoje, contribuímos para a elaboração de novas legislações relativas a práticas sustentáveis, de Marrocos ao Vietname, passando pela Alemanha , ou ainda junto do Ministério da Transição Ecológica em França.
Juntamente com os nossos pares, comprometemo-nos a propor alternativas pragmáticas para uma transição necessária e inevitável, ao lado dos setores em que operamos.
Como ator de referência e próximo do terreno, o Grupo Ecocert compromete-se a usar a sua influência para um mundo sustentável.
10
estudos científicos realizados internamente que resultaram em 2 publicações como coautor
O Grupo Ecocert coopera com instituições de investigação para defender as práticas biológicas e confirmar os benefícios para a saúde e os ecossistemas.
Como organismo terceiro independente junto de uma importante rede de atores do setor biológico, estamos em posição de esclarecer as práticas agroalimentares sustentáveis atuais. Graças à nossa facilitação, os investigadores têm acesso a uma amostragem massiva, fiável e representativa das práticas atuais, indispensável para fazer avançar os conhecimentos científicos.
Há mais de 30 anos, participamos na divulgação e garantia das normas da agricultura biológica através de certificações fiáveis e robustas. Observamos diariamente práticas agroecológicas inovadoras e virtuosas, que vão além dos requisitos da regulamentação da agricultura biológica. Através deste projeto exploratório «RéGénération Bio», pretendemos destacar essas práticas e os seus impactos positivos no solo, na biodiversidade, na água, no bem-estar animal e na saúde humana. Sob a supervisão de um comité científico composto por investigadores do INRAe, ITAB e Solagro, estamos a implementar uma metodologia que permite recolher e medir indicadores relacionados com as práticas da agricultura biológica nas nossas cadeias produtivas.
Na Ecocert, aspiramos reforçar o nosso compromisso com o território, apoiando projetos inovadores e em consonância com os nossos valores. Através do mecenato, alargamos o nosso poder de ação, ajudando associações e promovendo projetos relevantes que respeitem os nossos critérios de seleção:
0.1%
Do volume de negócios do Grupo dedicado ao mecenato
3 years
Duração dos acordos de mecenato
O projeto do Parque La Côme, nas nossas instalações de Isle-Jourdain, tem um triplo objetivo: social, societal e ambiental.
Foi lançado em 2021, em co-construção com os colaboradores das 6 equipas de projeto (chamadas «briques»). Cada equipa de projeto é composta por 1 a 5 colaboradores occitanos que dedicam 1 hora do seu tempo profissional por semana à organização e acompanhamento do seu projeto.
Os voluntários participam no projeto no seu tempo livre e doam 1/3 das suas colheitas ao Banco Alimentar de Gers.
Este laboratório de interações promoveu as relações com o tecido social e económico local. Permite-nos também concretizar a nossa missão no nosso território, experimentando novos modelos mais justos que preservam a saúde, o clima e a biodiversidade. Este projeto é open-source para que o modelo possa ser replicado.
120
Colaboradores e colaboradoras envolvidos no projeto
2
toneladas/ano de vegetais frescos e biológicos doados ao Banco Alimentar do Gers
1300
Crianças acolhidas e sensibilizadas desde 2022
Pollinators team
Equipa de apicultores – As nossas colmeias
Resultados
Mel para partilhar entre colegas e uma sensibilização para a apicultura e o papel essencial das abelhas e de todos os polinizadores.
Cluckers team
Equipa dos caquetteurs – O nosso galinheiro
Resultados
Uma coabitação rica com galinhas sociáveis e voluntários empenhados em aprender a gerir um galinheiro individual e a desfrutar de ovos de qualidade.
Scouts team
Equipa de escuteiros – As nossas visitas escolares
Resultados
Mais de 500 crianças sensibilizadas para a biodiversidade, a alimentação saudável e proveniente da agricultura biológica todos os anos. O suficiente para plantar as sementes de um futuro sustentável!
Legume team
Equipa dos horticultores – A nossa horta
Resultados
Um local original e acolhedor, de encontros e aprendizagem, que ganhou o 1.º prémio da Coupe de France du Potager em 2022 / categoria empresa (Landestini).
+2 toneladas/ano de legumes frescos e biológicos doados ao Banco Alimentar do Gers.
Experimenters team
Equipa de experimentadores – As nossas parcelas agrícolas
Resultados
Uma ligação à terra, à biodiversidade. Em suma, um regresso aos fundamentos da agricultura biológica e ao enraizamento territorial do Gers.
Protectors team
Equipa de protetores – A biodiversidade do nosso parque
Resultados
Um novo olhar maravilhado sobre a natureza e a sua diversidade, um desejo partilhado de observá-la e protegê-la (mesmo as espécies de que temos medo!).
Para certificações adaptadas às suas necessidades, entre em contato conosco ou solicite o seu orçamento em poucos cliques!
Entre em contato conosco ou solicite seu orçamento em poucos cliques!
Solicitar