Consumo consciente: por que clientes estão a colocar mais itens sustentáveis nos sacos

Proteger a saúde, o ambiente e os animais levando em consideração, no processo de decisão de compra, as características e a forma com as quais cada produto é criado. Trata-se do consumo consciente, ou seja, uma contribuição feita individualmente que provoca uma diferença substancial para a sustentabilidade do planeta.

E o consumo consciente cresce a cada dia. Diversas pesquisas de comportamento e tendências revelam que, mesmo diante da crise econômica, da inflação e das adversidades causadas pela pandemia de covid-19, as pessoas seguem a optar cada vez mais por produtos sustentáveis em detrimento de itens que poluem o ar, degradam o solo e a água ou maltratam os animais.

Como os benefícios são amplos para todos, essas pessoas influenciam outras a adotar o mesmo comportamento.

Deseja saber mais sobre o consumo consciente? No artigo a seguir, você entenderá melhor os objetivos deste comportamento, conhecerá os agentes do clima e saberá mais sobre os benefícios do consumo consciente.

Crescimento do consumo consciente

Produtos com baixa pegada carbónica, recicláveis, cujos resíduos não são tóxicos e que também não foram gerados a partir da exploração de pessoas ou animais. Estes são alguns dos atributos que estão a ser priorizados por consumidores do mundo todo. Consequentemente, tendem a dominar as estratégias de venda das empresas pelos próximos anos.

Confira alguns dados que atestam o crescimento do consumo consciente:

  • Segundo um estudo da Euromonitor International, o consumo consciente vai dominar o comportamento de compra das pessoas em 2022;

  • O mesmo estudo aponta que 67% dos consumidores tentaram causar um impacto positivo no ambiente por meio de ações cotidianas em 2021;

  • Ainda segundo a Euromonitor, 67% dos profissionais relatam que suas empresas se dedicaram ao consumo e à produção responsável em 2021;

  • Presidentes de grandes empresas que buscam priorizar o conceito ESG relatam que, mesmo com o aumento da inflação, o consumo consciente não diminuiu.

Agentes do clima

O aquecimento global, o excesso de gases de efeito estufa que estão a ser liberados na atmosfera e a preocupação climática resultaram no surgimento de um novo tipo de consumidor: os agentes do clima. São pessoas que vão além das escolhas conscientes na compra de produtos, exigindo que as empresas sejam transparentes e posicionem-se sobre o tema.

Formados principalmente pelos Millennials e pela Geração Z, os agentes do clima também estão a reduzir o uso de plástico e a evitar desperdícios. Atuantes na Internet, eles costumam alertar outros consumidores sobre o nível de sustentabilidade das organizações - e as empresas que se alinharem com suas expectativas saem na frente em relação à concorrência.

Objetivo do consumo consciente

A meta principal do consumo consciente é incentivar cada indivíduo a tomar decisões mais éticas que contribuam para um mundo melhor para todos. O consumismo desempenha um papel central no futuro do planeta, já que a produção desenfreada prejudica a natureza, pode acabar com vários recursos naturais e tornar a Terra inabitável para humanos e animais.

Benefícios

Ainda que o maior objetivo do consumo consciente seja proteger o ambiente e os animais, os benefícios deste comportamento são sentidos em muitas outras esferas, inclusive nas finanças bolso e na saúde física e mental do consumidor.

Confira os principais benefícios do consumo consciente:

  • Reduz os impactos ambientais no ar, no solo e nas águas;

  • Evita que animais sofram maus tratos;

  • Elimina gastos desnecessários e ajuda a economizar;

  • Reduz o colesterol, a chance de desenvolver doenças e melhora a saúde como um todo;

  • Proporciona saúde mental e a tranquilidade de estar a contribuir para um planeta melhor;

  • Influencia empresas a adotarem boas práticas e outras pessoas a seguirem o consumo consciente.

Consumo consciente
Voltar às notícias