A agricultura sustentável torna-se cada vez mais necessária à medida que a preocupação sobre o futuro do ambiente aumenta. A sociedade está mais exigente e as empresas chegaram a um ponto irreversível: ou repensam suas formas de produção ou correm o risco de serem excluídas do mercado.

Mas como garantir uma viabilidade financeira na agricultura e, ao mesmo tempo, seguir as normas de respeito ao ambiente? A resposta é simples: unir a agricultura às melhores práticas de sustentabilidade. O termo “agricultura sustentável” surgiu dessa conexão.

Para colocar em prática o modelo sustentável de produção, é preciso reduzir o uso de substâncias químicas, fertilizantes e pesticidas. Também é fundamental buscar formas de energia limpa, além de passar a reutilizar a água na irrigação das plantações.

No entanto, existem inúmeras outras maneiras de promover a agricultura sustentável. Separamos algumas delas neste artigo para que você comece a praticá-las, contribua com o ambiente e também passe a ter mais visibilidade no mercado.

Alternar o cultivo de espécies

Ao plantar somente um tipo de alimento, como milho ou feijão, o solo passa por um processo de degradação. Isso pode causar sérios problemas para o produtor, a exemplo da perda de produtividade, já que o solo pode ficar pobre em nutrientes e vulnerável a pragas e insetos.

Por isso, de acordo com as boas práticas de agricultura sustentável, é necessário alternar o plantio das espécies num mesmo solo. Só assim o produtor pode garantir uma maior qualidade da terra e dos alimentos colhidos.

Priorizar o uso racional da água

A utilização da água na agricultura equivale a 70% do consumo mundial. Diante disso, o uso racional da água deve ser prioridade para os agricultores, já que são eles quem mais utilizam o recurso para manutenção de suas colheitas.

Uma das formas de priorizar esse consumo sustentável é a implementação de sistemas de gestão que promovem a elaboração de um planejamento voltado ao uso adequado da água no campo. Um exemplo de sistema viável é a captação de água da chuva.

Para implementar este tipo de captação, basta iniciar a instalação de alguns materiais fáceis de serem encontrados, como canos de PVC, bambu e calhas. Essa água, depois de filtrada e armazenada, pode ser utilizada na irrigação e na limpeza em geral.

Utilizar a técnica da compostagem

Essa técnica consiste em aproveitar os resíduos orgânicos, restos de alimentos que seriam jogados fora, para produzir adubos. Com a degradação da matéria orgânica, é gerado um composto com o qual é possível nutrir a terra a partir de diferentes tipos de minerais, tais como fósforo, potássio, cálcio e magnésio.

A prática é bastante utilizada na maioria das lavouras. Além de ajudar a aumentar a produtividade, a compostagem reduz custos e contribui para a sustentabilidade do ambiente.

Recuperar as pastagens degradadas

Toda criação de gado depende das pastagens. Por protegerem o solo contra a erosão, devem ser bem cuidadas e precisam ser recuperadas quando necessário.

Para recuperar, é necessário repor a fertilidade do solo sem preparo, nem replantio do pasto e o rebanho pode permanecer na área. Dessa forma, o agricultor consegue reduzir os gastos e ainda aumentar sua produção.

Produzir alimentos biológicos

Ao adotar boas práticas de agricultura sustentável, o produtor contribui para melhores condições de vida aos consumidores. Por meio dos alimentos biológicos, é possível manter uma dieta saudável, diminuindo os riscos de contrair doenças ou infeções.

Por isso, os consumidores estão cada dia mais exigentes. A busca por alimentos biológicos e por empresas comprovadamente comprometidas com a sustentabilidade só tende a crescer.

Dessa forma, promover a agricultura sustentável só traz benefícios, não só para as empresas, mas também para a melhoria do solo, além de qualidade dos alimentos e preservação da biodiversidade local.

Como promover a agricultura sustentável e ganhar mais alcance no mercado?
Voltar às notícias