A produção de café tradicional geralmente envolve desmatamento desnecessário e a utilização de produtos tóxicos, como pesticidas e fertilizantes sintéticos, que degradam o solo e prejudicam a saúde de plantas, animais e humanos. O impacto ecológico do café orgânico, por outro lado, é imensamente reduzido em comparação ao café tradicional.

Além de ser vetado usar qualquer substância química na produção do café orgânico, o próprio método de produção orgânica aplica técnicas que recuperam e enriquecem o solo e fomentam a produtividade naturalmente. E mais: para que o produto seja certificado como orgânico, um órgão independente vistoria a produção e assegura o respeito ao meio ambiente.

Quer saber mais sobre o baixo impacto ecológico do café orgânico? Siga conosco!

Como consumir e produzir café de maneira saudável

O consumo de café tradicional acaba por incentivar a derrubada de florestas, tanto para abrir espaço para mais safras quanto para que os cafeeiros recebam mais luz do sol. Outro problema é o uso de pesticidas que contaminam solo, água e plantas e intoxicam animais e humanos.

O café orgânico é uma alternativa muito mais segura para o meio ambiente e saudável para o consumo: completamente livre de substâncias tóxicas, também é repleto de nutrientes obtidos naturalmente a partir de um solo enriquecido e de fertilizantes também orgânicos.

Para conseguir tais benefícios, a produção de café orgânico precisa obedecer uma série de normas.

Como produzir café orgânico

A produção de café orgânico exige o seguimento de normas porque somente assim pode-se garantir um produto de alta qualidade aliado ao baixo impacto ecológico - veja algumas das principais:

  • Profundidade do solo: em torno de 1,20m com no máximo 15% de pedras e cascalhos;

  • Textura do solo: o ideal é 50% de porosidade (ar e água), 45% de minerais e 5% de matéria orgânica;

  • Macroporos: a relação ideal é ⅓ de macroporos para ⅔ de microporos;

  • Porosidade adequada do solo: para obter essa relação, deve-se distribuir matéria orgânica oriunda tanto de vegetais quanto de restos de animais;

  • Adensamento: o adensamento ideal exige a limpeza de terreno seletiva e aplicação de boas práticas de conservação.

Vantagens e importância do café orgânico

O baixo impacto ecológico do café orgânico é tão significativo que ele está ajudando até mesmo a reduzir o desmatamento em locais tradicionalmente devastados pela pressão agropecuária, como a região amazônica - nestes locais, a produção de café orgânico virou fonte de renda para centenas de famílias que ajudam a preservar a biodiversidade local.

Veja outras vantagens do café orgânico:

  • Aroma e sabor acentuados;

  • Rico em nutrientes;

  • Livre de substâncias tóxicas;

  • Preserva e renova o solo;

  • Sementes modificadas ou transgênicas são proibidas;

  • Tem a produção acompanhada e a qualidade testada por um órgão independente.

A melhoria contínua da cafeicultura brasileira

Diversos exemplos de como a produção de café orgânica está trazendo benefícios tanto para produtores quanto para o próprio mercado de café espalham-se pelo Brasil. Além da preservação da biodiversidade amazônica mencionada anteriormente, no Sul de Minas Gerais, a produção de café vem sendo comandada por mulheres com grande impacto positivo.

Tudo isso graças à adoção de um modelo sustentável de produção e à aplicação de técnicas e normas ditadas pelos manuais de certificação que resultam em proteção ecológica e produtos de qualidade superior. E uma das principais consequências é o aumento na fonte de renda dos produtores.

Qual o impacto ecológico do café orgânico?
Retorne para as notícias