A produtividade de uma plantação de café e a qualidade do produto final estão diretamente ligadas à aplicação - ou não - do manejo ideal. Do devido planejamento à correção do solo, passando pela proteção da lavoura e pelas técnicas de colheita adequadas, diversos fatores influenciam no sucesso do plantio - ainda mais tratando-se da plantação de café orgânico.
O café orgânico, como se sabe, é produzido com técnicas que protegem o solo e a lavoura sem qualquer utilização de agrotóxicos ou substâncias químicas: ele prioriza a renovação dos recursos naturais e resulta em um café muito mais saudável, saboroso e aromático. E para que o café orgânico obtenha tais características, o emprego do manejo ideal é crucial.
Siga conosco e conheça 5 dicas de manejo que melhoram a qualidade e a produtividade da plantação de café orgânico!
Importância do manejo correto
Ter minuciosa atenção a cada detalhe na plantação de café orgânico é determinante para obter alta produtividade na lavoura e qualidade superior no produto final. Essa união requer tanto conhecimento sobre o cultivo de café quanto o uso de técnicas de manejo modernas e eficazes, solidificadas pela vasta experiência de produtores e certificadoras como a Ecocert.
Ao empregar o manejo ideal de acordo com as exigências para a certificação de orgânicos, o plantio fica mais resistente e protegido contra doenças e pragas de maneira 100% natural. Nutricionalmente enriquecido, o solo não é afetado como no plantio convencional - e nem a saúde de humanos e animais. O manejo ideal impulsiona a produtividade e a qualidade.
Não por acaso, uma saca de café orgânico certificado e produzido a partir do manejo correto vale aproximadamente três vezes mais que uma saca de café convencional.
Uso de fertilizantes orgânicos
Capazes de enriquecer e até recuperar um solo danificado para garantir o desenvolvimento de uma lavoura de café forte, saudável e produtiva, os fertilizantes orgânicos são um dos vértices do manejo ideal e seu uso exclusivo é uma exigência na certificação de orgânicos.
Sem fertilizantes químicos, materiais como adubo orgânico, farinha de ossos e até o esterco de animais podem ser utilizados com eficácia para fertilizar o solo e promover saúde na plantação de café orgânico.
5 dicas para melhorar a qualidade e a produtividade da plantação de café
Confira abaixo 5 dicas para melhorar a qualidade e a produtividade da plantação de café de café orgânico:
1.Planeje → Primeira etapa do plantio, o planejamento agrícola é determinante para o êxito da lavoura e inclui analisar solo, topografia, altitude, nível de umidade, condições climáticas, disponibilidade de irrigação, grau de exposição ao sol e outros detalhes relevantes.
2.Corrija o solo → O preparo e a correção do solo consistem em aplicar técnicas que o tornam menos denso, com menos erosão e mais favorável ao desenvolvimento das plantas. Elas incluem: aração, gradagem, sulcamento, subsolagem, calagem e outras técnicas.
3.Afaste pragas e doenças → Sem agrotóxicos, o café é protegido contra pragas e doenças por defensivos naturais e pela maior resistência do cultivo. Com planejamento e monitoramento, fica mais fácil identificar e sanar o problema o quanto antes.
4.Dê nutrição às plantas → A quantidade exata de macro e micronutrientes que devem ser fornecidos à plantação de café orgânico através do solo e das folhas é calculada a partir do planejamento e das análises feitas durante o monitoramento do plantio.
5.Faça a colheita adequada → O planejamento e monitoramento também são essenciais para definir o tempo exato em que a colheita do café deve ser realizada: a melhor maneira de fazê-lo é retirando todos os frutos dos pés e posteriormente varrer todos os que caírem no chão. → Leia também: Café orgânico x café convencional: as diferenças e vantagens do café orgânico certificado!