A sustentabilidade está no centro das tendências no mercado de beleza e cuidados pessoais. Crescendo ano a ano, o segmento "clean beauty" deve atingir um valor superior a R$ 120 bilhões até 2024 - e os cosméticos orgânicos e naturais surgem como o expoente da tendência natural que mais oferecem benefícios para humanos, animais e o meio ambiente.

Mas existem outros tipos de cosméticos comercializados sob a alcunha de "produto sustentável" que acabam confundindo os consumidores, inclusive de forma proposital por meio da prática do Greenwashing.

Ao passo que um cosmético orgânico certificado sob o programa COSMOS é definitivamente natural, nem todo cosmético natural é um cosmético orgânico. Continue a leitura para saber mais sobre a produção de cosméticos orgânicos e como identificá-los!

Diferenças entre cosméticos naturais e orgânicos segundo programa COSMOS

Para um cosmético ser considerado natural, ele precisa apresentar no máximo 2% de moléculas sintéticas, e estas precisam estar devidamente listadas no caderno de normas COSMOS. Também há um requisito para as embalagens, que para serem consideradas, precisam ser recicláveis. Fragrâncias e corantes sintéticos não podem ser utilizados, assim como qualquer ingrediente que tenha origem geneticamente modificada (transgênicos).

É importante ressaltar que ingredientes de origem animal só podem ser utilizados se a sua extração não causar dor ou sofrimento ao animal como por exemplo, as extrações de mel e leite.

Já para um cosmético ser considerado orgânico, segundo as normas COSMOS, ele precisa seguir todas as exigências de um cosmético natural, além de possuir pelo menos 20% do total do produto, considerando a água, de ingredientes orgânicos certificados.

Destaque para o que é origem natural: água, minerais e ingredientes de origem mineral, agroingredientes fisicamente processados e agroingredientes quimicamente processados (e partes deles) derivados totalmente dos anteriores.

Como identificar?

Para o consumidor que vai ao mercado em busca de cosméticos sustentáveis , só existe uma maneira realmente segura e confiável de identificá-los: com a presença na embalagem da certificação de cosmético natural ou orgânico. É o selo de cosmético natural e orgânico que assegura para o cliente que aquele produto foi criado em respeito ao meio ambiente e à saúde humana.

É isso que oferece o COSMOS, a certificação internacional da Ecocert para cosméticos orgânicos. Ao exibir o selo COSMOS na embalagem, o produto é imediatamente identificado no mundo todo como um cosmético orgânico de alta qualidade e confiabilidade, feito com ingredientes majoritariamente orgânicos e livre de substâncias danosas à saúde e à natureza.

→ COSMOS: conheça a certificação para cosméticos orgânicos e naturais!

Cosméticos sustentáveis: como identificar?
Retorne para as notícias