Environmental, Social and Governance: as palavras inglesas que formam a sigla ESG vão guiar o comportamento das empresas pelos próximos anos e impulsionar a adoção de boas práticas em todas as esferas das organizações. Mais que uma tendência, o conceito ESG surgiu para adequar as empresas aos anseios dos consumidores e da população em geral.

Traduzido livremente como "Princípios Ambientais, Sociais e de Governança", o ESG ajuda a diferenciar as empresas que de fato buscam atingir a sustentabilidade das que ignoram o tema ou que mascaram os impactos de suas ações.

É um conceito que resulta em boa reputação no mercado e na conquista da confiança do consumidor, tornando-se um guia no processo de decisão de compra - e ter uma certificação de sustentabilidade corrobora a confiança depositada.

Deseja saber mais sobre o ESG e entender por que a conquista de uma certificação de sustentabilidade oferece diversas vantagens para as empresas? Siga conosco!

ESG

Citado inicialmente em 2004 em uma publicação da Organização das Nações Unidas (ONU), o ESG deixou de ser uma aspiração distante para se tornar o marco que delimita as responsabilidades ambientais, sociais e de governança das empresas privadas e de outras organizações - entenda melhor o significado por trás de cada letra da sigla:

Environmental/Ambiental → Corresponde às ações que a empresa toma para proteger a natureza: redução na emissão de gases, gestão de resíduos, reaproveitamento de energia, renovação dos recursos naturais, etc.

Social → Trata da responsabilidade social da empresa e de suas iniciativas para impactar positivamente a comunidade onde está inserida, além de promover diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, proteger os direitos humanos e cumprir as obrigações trabalhistas;

Governance/Governança → Diretamente ligada à ética da empresa, engloba a conduta corporativa, as práticas anticorrupção, o papel das investigações e auditorias internas e o próprio cumprimento dos princípios ambientais e sociais que completam a sigla ESG.

Certificação de sustentabilidade para empresas: vantagens

Não é por capricho que, em 2022, o investimento das grandes empresas em ESG deve aumentar consideravelmente: aderir ao conceito tem se mostrado indispensável não apenas para manter-se alinhado com as exigências do consumidor atual como também para obter a confiança do próprio mercado financeiro.

Investidores não querem aplicar em empresas que não seguem boas práticas e que podem perder valor rapidamente - especialmente se estourar uma crise de imagem e as práticas ESG não estiverem estabelecidas para contorná-la.

Para as empresas que desejam adaptar-se com sucesso ao ESG e deixar evidente, para o mercado e os consumidores, que são fiéis ao conceito e não fazem uso do Greenwashing, conquistar uma certificação de sustentabilidade como a concedida pela Ecocert é a melhor alternativa - veja abaixo sua principais vantagens:

  • Reputação diferenciada → Com o selo de certificação de sustentabilidade na embalagem de seus produtos, a empresa diferencia-se das demais e dá provas concretas de que segue o ESG;

  • Transparência e confiança → A certificação de sustentabilidade confere transparência às práticas da empresa e impulsiona a confiança que o consumidor deposita nela;

  • Aumentos nos lucros → Segundo uma pesquisa divulgada na Exame, 98% das empresas que adotam rotinas sustentáveis conquistam benefícios relacionados a vendas e marketing;

  • Crédito no mercado financeiro → Bancos, gestoras financeiras e investidores estão muito mais propensos a aplicarem dinheiro nas empresas em sintonia com o ESG - e o selo de certificação de sustentabilidade é uma prova concreta dessa sintonia;

  • Economia na produção → A conquista do selo de certificação sustentável ocorre quando a empresa implementa práticas que reduzem desperdícios, aproveitam melhor os recursos e melhoram, naturalmente, a qualidade do produto final.

Certificação Ecocert

Competente, independente e imparcial, a Ecocert é protagonista na história internacional de certificação de agricultura orgânica. Referência mundial em certificação orgânica e ecológica, a Ecocert conquistou a confiança do mercado e dos consumidores graças aos 30 anos de experiência e à expertise em certificação de produtos, sistemas e serviços sustentáveis.

Operamos localmente em mais de 130 países e oferecemos alta garantia de rastreabilidade para todos os setores. Nosso rigoroso processo de certificação envolve conduzir inspeções no local de produção para avaliar a conformidade de um produto, serviço ou sistema quanto aos requisitos ambientais e sociais e, quando a decisão é positiva, resulta na conquista de um certificado reconhecido em qualquer parte do planeta.

ESG: saiba por que as empresas devem ter uma certificação de sustentabilidade
Retorne para as notícias