As empresas que não querem perder espaço no mercado precisam lidar com um fato comprovado por inúmeras pesquisas divulgadas ao longo dos últimos meses: o consumidor de hoje já não pensa como o consumidor de ontem. As pessoas estão se tornando cada vez mais conscientes e exigentes quanto às responsabilidades ética e ambientais.

Com isso, adotar a sustentabilidade como estratégia competitiva tornou-se a meta principal para empresas de todos os segmentos - com destaque para o ramo de alimentos, um dos mais exigidos por parte dos consumidores conscientes.

Mas o que é exatamente um consumidor consciente e qual é a vantagem para as empresas em atender às suas expectativas? É possível e vantajoso adotar a sustentabilidade como estratégia competitiva nos negócios?

Descubra no texto a seguir!

Os novos consumidores conscientes

O comportamento e as decisões de compra do consumidor atual mudaram - e tiveram boas razões para isso. Após um longo período enfrentando ameaças à saúde, restrições sociais e dificuldades econômicas, ele está muito mais exigente e seletivo quanto àquilo que adquire.

Estudos recentes confirmam esta constatação: segundo um levantamento da plataforma de pesquisa Opinion Box, 82% dos brasileiros vê a sustentabilidade como um assunto importante para o cotidiano e 37% já deixaram de consumir itens de empresas que não estão comprometidas com o meio ambiente.

Já a especialista em insights de mercado Toluna divulgou uma pesquisa revelando que, no Brasil, 94% dos participantes já compraram produtos por serem sustentáveis e 92% têm a sustentabilidade como fator de decisão na hora da compra.

O comportamento é o mesmo em outros países: segundo a McKinsey & Company, públicos especialmente conscientes como o dos mais ricos e o dos mais jovens estão priorizando a sustentabilidade ao escolher os alimentos que comem.

E a pesquisa "A última chamada para a sustentabilidade", realizada pela empresa de tecnologia IBM, traz outros dados relevantes: para 40% dos consumidores atuais, os impactos ambientais são mais relevantes que custo, conforto e conveniência - e até 70% estariam dispostos a pagar a mais por um produto de fato sustentável.

Ser uma empresa sustentável é sair com vantagem no mercado

Se o novo consumidor é mais consciente, empresas que adotam a sustentabilidade como estratégia competitiva já largam à frente da concorrência nos negócios. Para especialistas em mercado, concretizar práticas e iniciativas sustentáveis já está elevando o lucro e o valor de mercado de empresas em todo o mundo.

As empresas brasileiras perceberam a guinada da sustentabilidade e estão se movimentando para adequarem-se aos novos tempos: segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 500 médias e grandes empresas, 9 em cada 10 adotam medidas para evitar o desperdício de energia e água.

Além disso, 94% dos executivos enxergam oportunidades de negócios nas ações sustentáveis e 63% das empresas vão ampliar os investimentos em sustentabilidade nos próximos dois anos.

Como e por que adotar práticas sustentáveis nos negócios

Não é mais possível, para empresas de qualquer ramo, dissociar de seus negócios, iniciativas e lucros os impactos ambientais e os reflexos de seu comportamento para o mercado e os consumidores. As pessoas desejam um futuro melhor e creem que as empresas têm um papel ativo a desempenhar na construção deste futuro.

E é através da adoção de práticas sustentáveis que as empresas demonstram estar de fato comprometidas com a sustentabilidade - iniciativas que não só posicionam a marca como podem contribuir para a redução de custos e aumento da eficiência.

São práticas sustentáveis como:

  • Minimizar a quantidade de resíduos e evitar desperdícios;

  • Reaproveitar água e energia elétrica;

  • Tornar os processos mais organizados e eficientes;

  • Limitar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera;

  • Abolir o uso de substâncias químicas poluentes, como os agrotóxicos;

  • Empreender uma produção orgânica devidamente certificada.

→ Greenwashing: como identificar produtos verdadeiramente sustentáveis?

Entenda porque a sustentabilidade fará sua empresa largar na frente nos negócios
Retorne para as notícias