Os consumidores estão mais conscientes e a exigir sustentabilidade em todos os segmentos — e o setor têxtil não é exceção.

Cada vez mais priorizada, a sustentabilidade na indústria têxtil tem na certificação GOTS uma ferramenta crucial para transmitir confiança, segurança e qualidade.

Quer saber mais sobre o novo comportamento do consumidor, a sustentabilidade na indústria têxtil e a importância da certificação GOTS? Confira tudo no nosso blogue!

ecocert #certificaçãoorgânica #têxtilorgânico #indústriatêxtil

Tanto a forma de pensar como o processo de decisão na hora das compras dos consumidores mudaram muito nos últimos anos. Hoje, ser sustentável é uma das principais exigências dos clientes em qualquer segmento, seja na alimentação ou no têxtil — e a sustentabilidade na indústria têxtil tem-se tornado uma preocupação cada vez maior para os consumidores conscientes.

Além de preservar o meio ambiente, para as empresas têxteis ser sustentável significa também proteger as pessoas (tanto os consumidores quanto os trabalhadores), ter uma governação responsável e um controlo de qualidade rigoroso. E é precisamente para assegurar todo esse cuidado e sustentabilidade na indústria têxtil que existe a certificação GOTS.

Continue connosco para saber mais sobre o novo comportamento do consumidor, descobrir como desenvolver a sustentabilidade na indústria têxtil e conhecer a importância da certificação GOTS!

Mudanças no comportamento do consumidor: as pessoas estão mais conscientes

A tendência de consumir roupas de maneira sustentável é uma das que mais cresce no mundo, refletindo-se no crescimento da produção local e até mesmo na criação do movimento slow fashion — que é precisamente a transparência para com o consumidor e a valorização dos trabalhadores e dos recursos sustentáveis locais na indústria têxtil de modo a criar peças intemporais e de alta qualidade.

Como desenvolver a sustentabilidade na indústria têxtil?

Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), a indústria têxtil é uma das 4 que mais consomem recursos naturais. Também é uma das que mais poluem, pois gera resíduos, usa uma grande quantidade de produtos químicos e materiais não-orgânicos na composição dos têxteis, que demoram anos a decompor-se.

Para diminuir o impacto que causa no meio ambiente e beneficiar toda a cadeia produtiva, é fundamental que haja sustentabilidade na indústria têxtil. Ser sustentável significa também melhorar as condições de trabalho e elevar o lucro.

De que forma isso pode ser conquistado?

  • Uso de máquinas inteligentes: gera menos desperdício, menos poluição e produtos de maior qualidade;

  • Economizar recursos naturais: ter água reutilizável e luz e ventilação naturais significa custos reduzidos;

  • Priorizar materiais recicláveis: plásticos e madeira descartados podem ser transformados em fibras sustentáveis;

  • Otimização do uso de materiais: reduzindo a quantidade de materiais que são deitados fora;

  • Parceiros e fornecedores comprometidos: associar a sua marca a empresas que seguem práticas sustentáveis beneficia a qualidade da produção e a própria imagem do negócio;

  • Investimento em energia limpa: como tecnologias que permitem aproveitar a energia solar e a energia eólica para reduzir ou até eliminar os gastos com energia comum;

  • Mentalidade da equipa: é indispensável para a sustentabilidade na indústria têxtil e é alcançada com mudanças na política interna, treinos e habilitações;

  • Economia circular: com o uso racional dos recursos é possível aproveitar praticamente toda a matéria têxtil que normalmente seria desperdiçada para criar novas peças e acessórios.

Importância da certificação GOTS

Reconhecida no mundo inteiro, a certificação GOTS foi criada a partir de padrões produtivos internacionais para definir quais os requisitos necessários para o reconhecimento de um têxtil orgânico. Assim, quando um produto exibe a certificação GOTS na embalagem, o consumidor já sabe que todas as normas da produção orgânica têxtil foram respeitadas.

Essas normas incluem o cumprimento de regras aquando da plantação e da colheita da matéria-prima, assim como o exercício de responsabilidade socioambiental em todas as etapas da produção — desde a confeção e o transporte da mercadoria até à chegada às mãos do cliente. A certificação GOTS exige ainda uma transparência total nos rótulos e permite rastrear a origem dos materiais utilizados.

Para os produtores e as empresas do setor têxtil, a certificação GOTS é a melhor forma de posicionar a marca, conquistar a confiança do consumidor e estabelecer uma imagem de produto sustentável.

Sustentabilidade na indústria têxtil
Voltar às notícias