O impacto ambiental da produção de café tradicional é substancial, acarretando em desmatamento, uso de substâncias tóxicas para a natureza e os seres humanos, forte geração de resíduos e desperdício de energia. O Brasil, como maior produtor, exportador e consumidor de café do mundo, está no centro dessa constatação.
Há, porém, um outro lado que vem mudando a cara do setor em todo o mundo: o da produção de café com práticas sustentáveis que eliminam o uso de substâncias químicas e priorizam o manejo sustentável do solo e demais recursos naturais para que conservem-se a longo prazo. Como resultado, natureza, produtores e consumidores são beneficiados.
Quer saber mais sobre o impacto ambiental da produção de café e conhecer as vantagens da produção sustentável? Então siga conosco!
Qual o impacto ambiental da produção de café e quais as vantagens da produção sustentável?
Durante boa parte do século XX acreditou-se que cultivar café sob a luz direta do sol seria vantajoso para a produção e os agricultores foram incentivados a derrubar as árvores para reduzir as sombras. Como resultado, pássaros e morcegos que alimentam-se de insetos propagadores de pragas e doenças perderam seu habitat natural.
Para compensar a perda dos predadores naturais e o aumento dos insetos, cresceu o uso de pesticidas que contaminam solo, água e plantas e afetam pessoas e animais. Em paralelo, cresceu também o desmatamento de florestas para aumentar o espaço das safras - com consequências como perda de espécies nativas e aumento da erosão do solo.
A produção sustentável de café praticamente anula os impactos ambientais de diversas maneiras:
Substâncias tóxicas como pesticidas, herbicidas e fertilizantes químicos são proibidos;
O plantio é protegido contra pragas e doenças por defensivos naturais e cultivos resistentes;
Utiliza fertilizantes naturais que conservam e enriquecem o solo: adubo orgânico, farinha de ossos, esterco de animais, etc.;
Minimiza a geração de resíduos e os reaproveita de forma adequada;
Incentiva a preservação das florestas e as diferentes culturas de plantio.
Como produzir de forma sustentável?
Produzir café de forma sustentável significa trazer resultados positivos para a sociedade e para o meio ambiente com menos poluição, menos danos ambientais e uso consciente dos recursos. Além de ser economicamente eficiente, deve-se promover a inclusão e a justiça sociais e ter controle completo sobre todas as etapas de produção.
A melhor maneira de produzir café de forma sustentável é obtendo a certificação de café orgânico: outorgado por uma certificadora independente, a certificação assegura que a empresa ou o produtor aprendam como exercer as práticas sustentáveis e sigam as normas da produção orgânica.
Café orgânico, certificado e de comércio justo: vantagens
Confira algumas das principais vantagens de se produzir café orgânico certificado:
Comércio justo: estimula um modelo de negócios em que o pequeno produtor recebe um valor adequado dos lucros;
Aceitação no mercado: é um produto que gera confiança e atrai um número crescente de clientes;
Qualidade diferenciada: o café orgânico certificado possui sabor e aroma acentuados que agradam a qualquer paladar;
Mais saúde: possui mais nutrientes que o café convencional e é livre de substância tóxicas associadas aos fertilizantes;
Eficiência e lucro: A conquista da certificação torna a produção de café orgânico mais eficaz, reduz os custos e aumenta o valor da saca.