Consumidores do mundo todo clamam por mais responsabilidade socioambiental e por produtos ecologicamente corretos, que não causam danos à natureza. Para fabricantes e marcas de itens para higiene doméstica, além dos próprios produtores de matéria-prima, os detergentes ecológicos representam uma excelente resposta ao anseio do mercado global.

Fabricados a partir de ingredientes naturais e orgânicos com responsabilidade no manejo dos recursos e usando técnicas de processamento ambientalmente corretas, os detergentes ecológicos ou naturais conquistam a confiança do consumidor pela transparência e abrem as portas para a comercialização internacional - oportunidade garantida pelo selo Ecocert.

Quer saber melhor o que são os detergentes ecológicos, conhecer suas vantagens e entender a importância (e como obter) a certificação Ecocert de detergente natural? Descubra a seguir!

Definição de detergentes ecológicos

O Parlamento Europeu define um detergente como:

"Qualquer substância ou preparação contendo sabões e/ou outros surfactantes destinados aos processos de lavagem e limpeza. Os detergentes podem estar em qualquer forma (líquido, pó, pasta, barra, bolo, peça moldada, forma, etc.) e ser comercializados ou utilizados para fins domésticos ou institucionais ou industriais".

Assim, o que define um detergente ecológico ou natural é a porcentagem de ingredientes permitidos que são utilizados na sua composição - para o qual existem duas classificações:

Detergentes Naturais → Detergentes feitos com no máximo 5% de ingredientes sintéticos da lista restritiva;

Detergentes Naturais Feitos Com Ingredientes Orgânicos → Detergentes feitos com no mínimo 10% de ingredientes orgânicos e no máximo 5% de ingredientes sintéticos da lista restritiva.

Para que uma marca ou fabricante possa exibir na embalagem do seu produto o rótulo "Detergente Natural", ela precisa obter uma certificação ambiental junto a um órgão independente como a Ecocert - que fica encarregada de verificar se as porcentagens determinadas para cada rótulo de classificação estão sendo obedecidas.

Regras específicas para Detergentes

Existem outras regras específicas para os detergentes ecológicos, tanto para os naturais quanto os naturais feitos com ingredientes orgânicos:

Detergentes Naturais → Não podem ser certificados caso contenham um ou mais componentes listados como "perigoso";

Detergentes Naturais Feitos Com Ingredientes Orgânicos → Não podem ser certificados caso:

  • Contenham substâncias desinfectantes, se reivindicadas como tal;
  • Contenham tensoativos etoxilados (a menos que sejam 100% de origem natural);
  • Contenham quaternary esters (a menos que diluído em um solvente à base de plantas);
  • Contenham TAED, ácido glicólico ou ácido poliaspártico;
  • Possuam qualquer frase de risco no rótulo. Os produtos concentrados, entretanto, se forem desenvolvidos de forma a impedir o contato com o usuário em condições normais, podem conter frases de risco.

Normas específicas para produtos concentrados → O desenvolvimento de produtos concentrados é parte de uma abordagem de redução dos impactos ambientais, especialmente os ligados ao transporte.

Um produto é considerado "concentrado" quando formulado de maneira a limitar o conteúdo de água e quando seu uso envolve diluição ou dissolução da água.

A natureza "concentrada" do produto detergente é estudada caso a caso pela Ecocert.

Como obter o selo Ecocert de limpeza natural em seus produtos?

Destinada a produtores de matérias-primas, fabricantes e marcas de produtos de higiene doméstica, o selo Ecocert de limpeza natural permite que o produto de limpeza seja comercializado no mundo todo e oferece dois níveis de rotulagem para os detergentes ecológicos:

  • Rótulo de Detergente Natural;

  • Rótulo de Detergente Natural Feito Com Ingredientes Orgânicos.

Para obter o selo Ecocert de limpeza natural, basta solicitar seu orçamento em 5 minutos.

Quais as vantagens dos detergentes ecológicos?
Retorne para as notícias