O mercado cafeeiro está em alta e o Brasil tem batido recordes na exportação de sacas de café para países como Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica e Japão - entre outros. Um dos motivos é a alta da produção dos chamados cafés diferenciados, produtos certificados e de qualidade superior que representam enorme oportunidade para exportar café.

Isso porque, aos olhos do mercado internacional, um café que exibe certificação sustentável comprova que a empresa responsável está em sintonia com boas práticas socioambientais e obedece às normas de produção, processamento e rastreabilidade - além de submeter-se voluntariamente a inspeções regulares, realizadas por um órgão independente.

Deseja saber mais sobre o que é necessário para exportar café com sucesso? Descubra no texto a seguir!

Crescimento na exportação de café

Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em 2022 o país exportou café para 122 países e obteve uma receita recorde superior a US$ 9,2 bilhões - valor 46,9% maior do que no ano anterior. Praticamente todos os principais destinos do café brasileiro aumentaram o volume de suas importações:

1.Estados Unidos - 20,3% do total 2.Alemanha - 17,4% do total 3.Itália - 8,5% do total 4.Bélgica - 7,4% do total 5.Japão - 4,8% do total

De acordo com a Cecafé, as principais razões para a valorização do produto brasileiro são a diversidade de tipos de café, a qualidade e, principalmente, o fato dos produtores nacionais seguirem rígidos critérios socioambientais para atender às exigências de sustentabilidade do mercado internacional.

A expectativa é que, de julho do ano passado até junho deste ano, até 41 milhões de sacas de café brasileiro sejam exportadas.

Requisitos internacionais

O Brasil exporta café para mais de 120 países e, à medida que o café brasileiro vai se tornando cada vez mais requisitado internacionalmente, mais e mais produtores locais buscam adequar-se às boas práticas produtivas para fechar melhores negócios e valorizar seu próprio produto.

Ao exportar café, portanto, é imprescindível atentar-se à embalagem, à documentação necessária, ao cronograma de exportação e muitos outros quesitos para proteger seu produto e garantir a satisfação do comprador. Toda essa responsabilidade é refletida nos INCOTERMS que estão presentes em cada contrato de exportação de café.

Os INCOTERMS mais comuns são:

● FOB (Free On Board) - O produtor cumpre todos os regulamentos e taxas de exportação até o café ser embarcado no navio de transporte e o comprador paga o frete marítimo e o seguro.

● EXW (Ex Works) - O comprador assume a propriedade e o risco de movimentação e armazenamento a partir do momento em que assume a propriedade do produto.

● CFR (Cost and Freight): O produtor assume a responsabilidade até a entrega do café no porto de descarga e o comprador paga pelo seguro.

● CIF (Cost Insurance Freight) - O produtor paga pelo produto até o porto de descarga, incluindo o seguro, e o comprador fica responsável pelos encargos de importação.

Vantagens da certificação

Ao certificar seu café junto a um órgão independente e reconhecido no mundo inteiro como a Ecocert, o produtor está comprovando que seu produto é ambientalmente sustentável, socialmente correto e rastreável até a origem, ou seja: ele preserva o meio ambiente, protege os direitos dos trabalhadores e utiliza técnicas adequadas e insumos de qualidade.

Assim, a certificação tem como principais efeitos:

  • Estabelecer uma relação de confiança com os consumidores;

  • Atrair compradores internacionais e abrir novos canais de vendas;

  • Valorizar o produto e favorecer o fechamento de bons acordos comerciais;

  • Minimizar os efeitos da instabilidade econômica e das flutuações de mercado.

→ Quer saber como certificar seu café? Acesse agora mesmo nosso passo a passo!

Boas práticas e certificação: saiba o que é necessário para exportar café
Retorne para as notícias