A produção sustentável de alimentos é o melhor caminho para o futuro porque cria uma série de oportunidades. Da preservação do meio ambiente à segurança alimentar, passando pela necessidade de acompanhar o aumento da população global, os maiores desafios do planeta podem ser atendidos pela produção sustentável de alimentos e a agroecologia.

Método de produção que busca trabalhar em sintonia com a natureza, a cultura agrícola e a ciência para gerar alimentos saudáveis, nutritivos e que favorecem socialmente os próprios agricultores, a agroecologia caminha lado a lado com a produção sustentável de alimentos. Ela une diferentes vertentes de conhecimento para beneficiar toda a cadeia produtiva.

Para entender melhor a importância da agroecologia para a produção sustentável de alimentos, siga conosco!

Não precisamos mais dos agrotóxicos

Os agrotóxicos e fertilizantes utilizados no plantio tradicional são à base de petróleo e respondem por grande parte dos poluentes e gases do efeito estufa emitidos pela agricultura - sozinho, o nitrogênio presente nos adubos comuns responde por 80% das emissões.

Os defensivos químicos prejudicam:

  • A fertilidade do solo e sua capacidade de reter água;

  • A qualidade do ar e da água nos rios, córregos, mares e lençóis freáticos;

  • A saúde humana e dos animais.

Para a ciência, porém, não precisamos mais dos agrotóxicos no plantio por que a produção sustentável de alimentos já é uma realidade: biomassa e compostos orgânicos substituem os insumos químicos enquanto o sol fornece toda a energia necessária para as plantas e o controle de pragas e doenças é eficazmente realizado com técnicas naturais.

Agrofloresta contribui com a segurança alimentar

A segurança alimentar é um dos principais objetivos da agenda das Nações Unidas para 2030 - e sem agrotóxicos ou fertilizantes químicos no processo produtivo, o resultado são alimentos muito mais seguros e saudáveis para o consumo. A difusão da agroecologia - ou agrofloresta - também promove uma relação mais saudável entre as pessoas e a natureza.

A produção sustentável de alimentos preserva os recursos naturais e assim assegura um futuro para a própria agricultura e seus milhões de trabalhadores. Sem desmatamentos que acabam com a biodiversidade e favorecem as mudanças climáticas, ela conserva a saúde das pessoas e o planeta em si.

Agroecologia: desafios e oportunidades

Muito além de preservar a natureza, a agroecologia cria fortes oportunidades para impulsionar a produção de alimentos sustentáveis e gerar emprego e renda no processo. Ela incentiva principalmente a estabilidade econômica e social das comunidades agrícolas, evitando o êxodo rural ao mesmo tempo em que a qualidade da produção é aprimorada.

Aliar a necessidade de lucro na produção à preservação do meio ambiente e o respeito às boas práticas sociais é de fato o desafio - que, quando superado, cria inúmeros benefícios.

Em suma, a agroecologia:

  • Cria produtos diferenciados que se destacam no mercado;

  • Gera visibilidade para a marca;

  • Estabelece uma relação de confiança com o consumidor;

  • Diminui custos com a compra de insumos químicos tóxicos e poluentes;

  • Reduz desperdícios e aproveita melhor o uso de recursos, gerando economia;

  • Contribui para o desenvolvimento social dos agricultores;

  • Conserva a qualidade do solo e das águas e protege a biodiversidade;

  • Aumenta a segurança alimentar.

Entre as oportunidades que a agroecologia oferece, as certificações ambientais destacam-se como a plenitude da visibilidade, transparência e confiança que uma marca pode almejar: saiba mais clicando aqui!

Entenda a importância da agroecologia para a produção sustentável de alimentos
Retorne para as notícias