O que era apontado como uma tendência para o futuro há alguns anos atrás hoje é uma realidade que chegou para ficar: a sustentabilidade nas indústrias tornou-se indispensável para os planos e ações de empresas do mundo inteiro. Uma realidade que reflete as atuais exigências do consumidor e os incentivos governamentais em prol da sustentabilidade.

O conceito ESG difundiu-se na esteira desse novo contexto e tornou-se um verdadeiro guia para que indústrias e empresas adotem as boas práticas de gestão ambiental e social e não percam espaço e credibilidade no mercado. O ápice desse posicionamento ocorre quando a empresa conquista e exibe na embalagem de seus produtos uma certificação sustentável.

Para entender melhor como a sustentabilidade ganhou espaço e tornou-se uma preocupação na indústria nacional, além de entender a importância das certificações sustentáveis para a credibilidade das empresas, acompanhe o texto a seguir!

A sustentabilidade ganha mais espaço

Uma pesquisa divulgada pela Kantar mostrou que 99% dos brasileiros desejam ter um estilo de vida mais sustentável - e isso inclui aquilo que consomem, impulsionando empresas e o mundo corporativo como um todo a atender essa demanda. Tanto que a busca por reduzir o impacto ambiental e exercer boas práticas sociais levou à adoção do ESG pelas empresas.

A tendência é tão forte que, para 2023, as grandes apostas da indústria estão na economia circular e no desenvolvimento tecnológico sustentável. Ou seja: as empresas vão incorporar processos produtivos mais sustentáveis e investir em tecnologias que evitem perdas de resíduos e otimizem o aproveitamento dos recursos naturais.

Sustentabilidade como preocupação da indústria brasileira

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, no final do ano passado, que a preocupação com sustentabilidade está presente em 60% das indústrias: em comparação com o ano anterior, quase dobrou o número de empresas que possuem uma área dedicada ao tema. A maior parte das ações do setor é relacionada ao desperdício de água e energia.

Com a sustentabilidade nas indústrias no centro das discussões, o Tesouro Nacional deve emitir 2 bilhões de dólares em títulos públicos atrelados a compromissos ambientais no mercado externo ainda este ano. A ideia é mostrar ao mundo que o Brasil está levando a sério o compromisso de tornar a indústria brasileira líder mundial em sustentabilidade.

Pesquisa Sustentabilidade e Liderança Industrial da CNI

A pesquisa promovida pela CNI foi realizada com mais de mil empresas de pequeno, médio e grande porte e revelou uma série de outros dados que demonstram como os empresários estão mais conscientes e a sustentabilidade nas indústrias tornou-se impossível de ignorar:

  • Em 2022, 52% das indústrias tiveram de comprovar ações sustentáveis ao assinar um contrato - contra 40% em 2021;

  • 45% dos empresários afirmaram exigir certificações ambientais de fornecedores e parceiros;

  • 50% das indústrias aumentaram os investimentos em sustentabilidade em 2022;

  • 69% das empresas vão aumentar os investimentos em sustentabilidade nos próximos dois anos;

  • Reduzir custos e melhorar o posicionamento da empresa em relação aos concorrentes são os principais motivos que as levam a investir em sustentabilidade.

Importância das certificações sustentáveis para aumento da credibilidade das empresas

Os movimentos do mercado atual evidenciam que, para o consumidor, é cada vez mais indispensável ser possível rastrear a origem dos produtos que compra e receber das empresas uma comunicação transparente, assegurando seu caráter sustentável. Com opções adequadas a cada setor, as certificações sustentáveis asseguram isso e muito mais.

A certificação sustentável é um selo que a empresa pode exibir na embalagem de seus produtos ou ao prestar seus serviços e que é conquistada quando a organização adota boas práticas sustentáveis em todas as etapas do processo produtivo - e submete-se a inspeções e auditorias para confirmar essas ações.

Confira alguns benefícios das certificações sustentáveis:

  • Credibilidade: elas são concedidas por um órgão idôneo e independente;

  • Transparência: elas permitem que o consumidor rastreie a origem dos ingredientes ou componentes do produto;

  • ESG: a conquista da certificação sustentável assegura que a empresa siga o conceito que é exigido por clientes do mundo todo.

Entenda por que a sustentabilidade nas indústrias hoje guia o mercado
Retorne para as notícias