O solo é como um organismo vivo que precisa ser manejado de maneira apropriada para manter sua fertilidade preservada, com métodos naturais e nenhum produto químico. Na produção de café orgânico, cujo melhor desenvolvimento ocorre em solos com PH entre os níveis 6,0 e 6,5, a acidez do solo é um fator determinante para o sucesso da produção.

A acidez do solo é causada pelo excesso de alguns elementos e ausência de outros - e é o fornecimento constante de matéria orgânica e adubo verde que enriquece biologicamente o solo, mantendo-o sempre fértil, rico em nutrientes e com a acidez controlada. Há também meios adequados e técnicas para corrigir as deficiências decorrentes da acidez do solo.

Quer saber mais sobre a acidez do solo, suas consequências e como controlar? Siga conosco e descubra também as vantagens do café orgânico!

O que é acidez do solo?

A acidez do solo é o estado resultante da carência de elementos que auxiliam no desenvolvimento das plantas, como magnésio, cálcio, enxofre, fósforo e potássio, indicando que o terreno está constituído com excesso de ácidos. Por outro lado, solos ácidos são ricos em substâncias prejudiciais como alumínio, manganês e hidrogênio.

Medir o pH é a melhor maneira para descobrir se o solo está ácido: quanto mais próximo de zero, maior é a acidez do solo.

Quais são as consequências da acidez do solo?

Ainda que o cafeeiro aprecie o solo levemente ácido das regiões tropicais, um pH abaixo de 6,0 pode prejudicar seu crescimento e a própria produção de café por não fornecer os nutrientes necessários em quantidade suficiente. Outro problema da acidez do solo é a propensão ao surgimento de substâncias tóxicas na plantação, acarretando prejuízos.

Entre os sinais da toxicidade nas plantas causada pela acidez do solo estão a dificuldade para absorver nutrientes e a redução do alongamento radicular.

Como controlar?

Quando o solo já apresenta acidez elevada, o manejo de café orgânico permite que a técnica da calagem seja utilizada: ela consiste na aplicação de calcário para aumentar o pH do solo, reduzir a acidez, elevar o fluxo de minerais e fornecer às plantas magnésio, cálcio e outros nutrientes que favorecem o enraizamento, o desenvolvimento e a produção de café.

Mas um solo recuperado precisa ser mantido sempre fértil: e a melhor maneira de conservar a acidez do solo nos níveis adequados é seguindo o sistema de produção do café orgânico, que enriquece e protege o solo com extrema eficácia.

Vantagens do café orgânico

A produção de café orgânico segue normas de manejo que conservam naturalmente a acidez do solo nos níveis desejados sem fazer qualquer uso de adubos minerais, agrotóxicos e outras substâncias que degradam o meio ambiente.

Confira algumas de suas vantagens:

  • Não permite o uso de agrotóxicos que elevam a acidez do solo;

  • Utiliza compostos orgânicos simples e fáceis de obter para adubar o solo com eficácia, como esterco de animais, farinha de ossos e adubo verde;

  • Reduz os custos com aquisição de produtos químicos industrializados;

  • Facilita a diversificação da lavoura, protegendo-a contra o ataque de pragas;

  • Gera um produto de sabor e aroma diferenciados.

Saiba como controlar a acidez do solo na produção de café orgânico
Retorne para as notícias