O café ecológico é produzido sem agrotóxicos e seu plantio é sustentável, beneficiando simultaneamente a saúde e o meio ambiente. Também não são utilizados adubos minerais e, com o uso de fertilizantes e defensivos de origem orgânica, a qualidade do solo é constantemente aprimorada enquanto o ar e a água seguem protegidos.

Extremamente valorizado no mercado, café ecológico também é sinônimo de produto confiável e de qualidade quando exibe um selo que certifica sua origem e todas as suas qualidades - o selo de certificação orgânica, que apenas alimentos ecológicos estão aptos a receber e expor na embalagem.

Quer saber mais sobre o café ecológico, como produzi-lo e entender a importância da certificação? Respostas a seguir!

O que é o café ecológico?

O café ecológico segue os princípios do café orgânico: um café originado de sementes naturais não-transgênicas, que não incentiva o desmatamento e que é plantado, fertilizado e protegido contra pragas e doenças com técnicas e produtos naturais. É um café cuja produção respeita tanto a natureza quanto as pessoas - consumidores e trabalhadores.

As características do café ecológico incluem:

  • Aroma e sabor acentuados;

  • Riqueza de nutrientes;

  • Ausência substâncias tóxicas;

  • Preservação e renovação do solo;

  • Livre de sementes modificadas ou transgênicas;

  • Pode ter a produção e a qualidade certificadas por um órgão independente.

Café Ecológico: Uma Alternativa para a Agricultura Familiar

Um exemplo de café ecológico é o produzido, desde 1989, pela Cooperativa de Cafés Especiais Boa Esperança - que atua na região da Serra da Boa Esperança, sul de Minas Gerais.

Lá, uma região profundamente marcada pela cultura tradicional do café, foi implementada uma nova concepção de produção: a sustentabilidade. Através da Certificação FairTrade, esse novo sistema se mostrou possível, onde o solo é conservado, as nascentes são preservadas e o meio ambiente é recuperado – tudo isso em um café sem venenos.

Além disso, todas essas mudanças estão ligadas às condições de vida de sobrevivência do produtor e de sua família, que passam a ter uma nova postura frente ao modo de ver a lavoura. A Cooperativa conta, hoje, com 196 produtores, sendo 80% pequenos produtores.

Como produzir e qual a importância de certificar?

A produção do café ecológico - ou orgânico - exige uma série de cuidados e o seguimento de normas que assegurem a proteção ao meio ambiente e o caráter natural do plantio. Veja alguns dos principais requisitos:

  • Profundidade do solo: em torno de 1,20m, com no máximo 15% de pedras e cascalhos;

  • Textura do solo: o ideal é haver 50% de porosidade (ar e água), 45% de minerais e 5% de matéria orgânica;

  • Macroporos: a relação ideal é ⅓ de macroporos para ⅔ de microporos;

  • Porosidade adequada do solo: para obter a relação de macroporos e microporos ideal, é preciso usar matéria orgânica tanto de vegetais quanto de animais;

  • Adensamento: o adensamento ideal para o café orgânico exige a limpeza de terreno seletiva e a aplicação de boas práticas de conservação.

Para que o consumidor tenha certeza de que o produtor de café ecológico seguiu as regras da produção orgânica e confie em sua marca ao ver o produto exposto no mercado, é fundamental submeter a produção a uma auditoria independente e qualificada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para conceder o selo de certificação orgânica.

Exatamente a especialidade da Ecocert.

Café ecológico: o que é, como produzir e qual a importância de certificar
Retorne para as notícias