Sigla em inglês para Hazard Analysis & Critical Control Point (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), o HACCP é uma certificação de segurança alimentar baseada em controle de qualidade prestigiado no mundo inteiro. Ele é voltado para empresas do setor de alimentos e gera enorme confiança aos olhos do mercado e dos consumidores.
Assim como ocorre com outras certificações reconhecidas internacionalmente, a certificação de segurança alimentar HACCP pode ser conquistado e exibido na embalagem por empresas brasileiras através da certificadora independente Ecocert - que fica a cargo de vistoriar todo o processo produtivo, atestar sua segurança e certificá-lo.
Para saber mais sobre o HACCP, descobrir como obtê-lo e ainda receber dicas para que sua empresa conquiste a certificação, siga conosco no texto a seguir!
O que é o Certificado HACCP?
O HACCP é um sistema de controle desenvolvido na década de 1960, nos Estados Unidos, pelas Forças Armadas Norte-Americanas e pela empresa Pillsbury a pedido da NASA - sim, o HACCP foi criado para garantir que a comida enviada para alimentar os astronautas no espaço seja completamente segura e livres de doenças. Por isso é tão eficaz.
A técnica empregada no HACCP permite avaliar minuciosamente cada etapa da produção do alimento e identificar possíveis falhas para que sejam prevenidas. Adotado pelo Codex Alimentarius da ONU já em 1969, ele rapidamente passou a ser usado em larga escala nos EUA.
A partir da década de 1990, o HACCP começou a ser usado como modelo de segurança também no Brasil pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma ISO 22000, da International Standardization Organization (ISO), tem a aplicação integral do HACCP como um pré-requisito.
Como obter o certificado HACCP?
O sistema HACCP sistematiza as boas práticas de segurança alimentar de uma empresa, gerando enorme controle sobre a gestão de riscos no processo produtivo. Essas práticas visam eliminar a possibilidade de contaminação, tanto de humanos quanto de animais, via ingestão de alimentos.
Uma empresa pode obter o certificado HACCP e permitir a verificação do sistema de segurança alimentar implementado entrando em contato com a Ecocert e solicitando um orçamento em 5 minutos.
Dicas para a sua empresa obter a certificação
Como a implementação do HACCP envolve uma metodologia com passos bem definidos, as dicas abaixo são de enorme auxílio para que sua empresa entre em conformidade com a norma e obtenha a certificação - confira:
1.Formação da equipe → profissional, experiente e multidisciplinar;
2.Descrição do produto → detalhadamente, em manuais e fichas técnicas;
3.Identificação da Intenção de Uso → informar o uso esperado para o produto pelo usuário;
4.Construção do Fluxograma de Processo → representação gráfica de etapas no processo de produção e armazenamento do produto;
5.Confirmação in loco do Fluxograma → verificar in loco todas as fases e corrigir possíveis falhas;
6.Listagem dos potenciais perigos → baseado nas informações obtidas até aqui, listar os riscos microbiológicos, físicos e químicos;
7.Determinação dos PCC’s → defina os Pontos Críticos de Controle;
8.Estabelecimento de Limites Críticos para cada PCC → critérios que estabelecem os limites de risco em cada ponto crítico;
9.Estabelecimento de Sistema de Monitoramento para cada PCC → observações rápidas para correções adequadas;
10.Estabelecimento de Ações Corretivas → quando os limites críticos são ultrapassados, assegurar que o produto não chegue ao consumidor;
11.Estabelecimento de Procedimentos de Verificação → a frequência de verificação deve ser suficiente para validar o HACCP;
12.Estabelecimento de Controle de Documentação e Registros → registros completos com explicações sobre o fluxograma, os PCC 's, as medidas tomadas, etc.