Com a difusão do conceito ESG, o mercado e os consumidores estão atentos às más práticas e promover responsabilidade ambiental, igualdade social e viabilidade econômica tornou-se imperativo para produtores e empresas de alimentos. E essas boas iniciativas são validadas sem margem para dúvidas com a conquista da Certificação Rainforest Alliance.

Sinônimo de produto que gera impactos benéficos para a natureza e a sociedade, a Certificação Rainforest Alliance é um certificado reconhecido mundialmente por meio do selo que traz a representação de uma rã - animal que indica, para os cientistas, quando um determinado ecossistema está saudável.

Quer saber mais sobre a Certificação Rainforest Alliance e as garantias que ela dá, além de entender como (e quem) pode obtê-la? Descubra as respostas no texto abaixo!

O que “Certificado Rainforest Alliance” significa? Quando um produto traz na embalagem o selo do Certificado Rainforest Alliance, fica explícito para o consumidor que sua criação respeitou os três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental. Significa, acima de tudo, que o processo foi minuciosamente monitorado por uma auditoria independente do plantio até a chegada ao supermercado.

Com normas de produção que englobam cuidados com a floresta, o clima, os direitos humanos e os meios de subsistência, o programa de Certificação Rainforest Alliance avalia cada quesito antes de conceder ou renovar uma certificação - refletindo-se em segurança absoluta para o consumidor durante o processo de decisão de compra.

Quais são as principais garantias da Rainforest Alliance?

O Certificado Rainforest Alliance é garantia de:

  • Melhoria nos meios de subsistência dos produtores, trabalhadores agrícolas e suas famílias e comunidades;

  • Prevenção ao desmatamento, promoção do reflorestamento, proteção da biodiversidade e mitigação das consequências das mudanças climáticas;

  • Melhoria na eficiência e redução de custos, o que geralmente resulta em maiores ganhos;

  • Construção da resiliência climática por meio de métodos agrícolas inteligentes para o clima;

  • Melhoria na saúde dos agricultores, trabalhadores e suas famílias;

  • Proteção dos direitos dos trabalhadores e crianças;

  • Respeito aos direitos das comunidades;

  • Proteção e melhoria das florestas e outros ecossistemas.

Quem pode obter a Certificação Rainforest Alliance?

Não importa se sua propriedade é grande ou pequena, se trabalha sozinho ou com outros agricultores: se você é um produtor, pode obter a Certificação Rainforest Alliance.

Isso inclui:

  • Pequenas e grandes produtores;

  • Grupos de produtores;

  • Organizações de site único e multi-site - processadores, importadores, exportadores, marcas, distribuidoras.

Como obter o selo Rainforest Alliance?

Antes de poder utilizar o selo Rainforest Alliance na embalagem de um produto, o produtor ou empresa deve buscar aprovação online e comprovar que suas atividades estão em conformidade com o padrão Rainforest Alliance.

Com mais de 30 anos de expertise e prestigiada globalmente, a Ecocert é o órgão independente mais indicado para não apenas avaliar as atividades como também orientar o produtor como adequá-las ao padrão Rainforest Alliance.

→ Baixe já: Passo a Passo para sua Solicitação de Certificação RA!

Certificação Rainforest Alliance: tudo o que você precisa saber
Retorne para as notícias