As características da sociedade atual, cada vez mais conectada e globalizada, fizeram com que a exportação de produtos deixasse de ser exercida por apenas um punhado de grandes organizações para virar indispensável no plano de negócios de qualquer empresa. Expandir os negócios para o mercado internacional é incentivado até pelo próprio Governo Federal.

As barreiras comerciais que antigamente eram usadas para proteger a indústria nacional não existem mais - e nada mais lógico que, se as empresas internacionais podem vir competir com as nacionais, as empresas brasileiras façam o caminho inverso para serem mais competitivas. Isso requer cuidado e planejamento que podem ser resumidos em algumas etapas.

Quer saber mais sobre a importância de ampliar os negócios e conhecer 5 passos essenciais antes de expandir os negócios para o mercado internacional? É só seguir conosco!

Importância de ampliar os negócios para o exterior

De acordo com o Sebrae, aproximadamente 11 mil pequenos negócios sediados no Brasil exportaram produtos ou serviços para o exterior ao longo de 2021. A cada ano, em média, 1 mil novas micro e pequenas empresas ampliam seus negócios para outros países. Para o Sebrae, hoje essa expansão precisa "fazer parte do DNA e da rotina da empresa".

É por isso que o Sebrae, a APEX-Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Economia vêm realizando ações conjuntas - como instruir e preparar os empreendedores - para facilitar a entrada das empresas brasileiras no mercado internacional de forma competitiva.

Como fortalecer a visibilidade da empresa frente a concorrência

No mercado internacional, especialmente nos países europeus, o conceito ESG norteia a gestão de empresas de todos os segmentos. Assim, organizações cujas atividades são vistas como não-sustentáveis ou não-comprometidas com o bem-estar social e com a ética empresarial estão perdendo investidores, clientes e valor de mercado.

Não importa o país ou o mercado: só existe um jeito de as empresas comprovarem, de forma idônea e sem margem para dúvidas, que estão comprometidas com a sustentabilidade e que seus produtos são ecologicamente corretos e produzidos com exigência de qualidade: ostentando os selos de certificação ambiental nas embalagens.

Certificações são vistas como diferenciais

Pesquisas recentes mostram que, na hora de concluir um negócio, a maioria das empresas precisou comprovar que exerceu ações ambientalmente sustentáveis e que cerca de metade dos empresários exigiu certificados ambientais de seus parceiros e fornecedores.

Ou seja: os certificados ambientais são prestigiados no mercado como diferenciais que asseguram, para empresários, investidores e clientes, estarem contando com os produtos e os serviços de uma empresa responsável e de alta exigência técnica. É o caso da certificação de orgânicos fornecida pela Ecocert.

5 passos para expandir os negócios para o mercado internacional

  • 1.Insira o mercado internacional no planejamento estratégico da empresa: as exportações devem fazer parte do modelo de negócios e assimilada por todos os stakeholders;
  • 2.Avalie a capacidade de exportar do seu negócio: os produtos ou serviços que sua empresa fornece podem ser conduzidas ao mercado internacional?
  • 3.Escolha seus bens e serviços mais competitivos: quais produtos ou serviços de sua empresa são capazes de fato de competir com produtos e serviços internacionais?
  • 4.Selecione o mercado onde o seu negócio tem condições de ser mais competitivo: avalie os mercados que podem facilitar a inserção de seus produtos ou serviços através de fatores como similaridade linguística ou existência de acordos comerciais com o Brasil;
  • 5.Identifique qual é a melhor maneira de entrar no mercado de interesse: seleciona a melhor maneira de inserir sua empresa no mercado internacional, seja por meio de representação, filial ou parceria comercial.
5 passos essenciais para expandir os negócios para o mercado internacional
Retorne para as notícias