A sustentabilidade nas empresas é levada extremamente a sério, fato atestado pela própria Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade divulgou uma pesquisa relacionada ao tema durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), realizada no Egito em novembro passado. E o comprometimento sustentável é crescente.

Os dados da CNI revelam, entre outras informações, que a preocupação com a sustentabilidade está presente em mais da metade das empresas brasileiras - e que a cada dia que passa fica mais difícil de se fechar um contrato sem que fornecedores e parceiros apresentem um certificado ambiental. Comprovar ser sustentável tornou-se fundamental.

Quer saber mais sobre sustentabilidade nas empresas e entender por que vale a pena investir em sustentabilidade? É só seguir conosco!

Preocupação com sustentabilidade está presente em 60% das indústrias

"Hoje temos uma indústria preocupada com a sustentabilidade", destacou Mônica Messenberg, diretora da CNI, durante a participação da entidade brasileira na COP27. Uma afirmação corroborada pelos resultados da pesquisa divulgada pela CNI na conferência.

Confira algumas constatações:

  • A cada 10 empresas, 6 possuem um departamento dedicado à sustentabilidade - quase o dobro em relação a 2021;

  • 52% das indústrias tiveram que comprovar ações ambientalmente sustentáveis na hora de fechar contratos;

  • 45% dos empresários exigiram certificados ambientais de fornecedores ou parceiros na hora de fechar contratos - quase 20% a mais do que no ano passado;

  • 69% das empresas pretendem aumentar os investimentos em ações sustentáveis nos próximos dois anos;

  • Nos últimos 12 meses, 50% das indústrias investiram mais recursos em sustentabilidade.

Vale a pena investir em sustentabilidade?

Hoje, investir em sustentabilidade requer adotar e seguir os princípios ESG: Environmental, Social and Corporate Governance, ou Governança Ambiental, Social e Corporativa. São práticas que, entre outras vantagens, auxiliam a empresa a preservar os recursos naturais, reduzir desperdícios, oferecer boas condições de trabalho e seguir uma conduta ética.

Não só vale a pena como é uma questão de sobrevivência: investir em sustentabilidade e seguir as práticas ESG fortalece a imagem da empresa perante o mercado e o consumidor, reduz a percepção de risco de suas atividades e aumenta seu valor de mercado.

Importância dos selos de sustentabilidade

Com a sustentabilidade nas empresas em alta e as práticas ESG sendo cada vez mais conhecidas pelos consumidores e dominando todos os segmentos do mercado, tornou-se imperativo para as empresas comprovar que guiam-se pelos mesmos princípios éticos e que tomam ações sustentáveis. E a melhor maneira de fazê-lo é com os selos de sustentabilidade.

Concedidos por órgãos de certificação independentes como a Ecocert e expostos nas embalagens do produtos, os selos de sustentabilidade comprovam, sem deixar margem para dúvidas, que aquele item foi produzido de forma sustentável. E é a única maneira realmente segura que o cliente possui para identificar produtos confiáveis e sustentáveis.

→ Baixe já nosso passo a passo para certificar orgânicos!

Sustentabilidade nas empresas: conheça as medidas tomadas atualmente
Retorne para as notícias