A expansão bilionária do segmento "clean beauty" no mercado internacional e o vultoso crescimento de empresas nacionais do mesmo ramo nos últimos anos dão evidências de que os cosméticos orgânicos estão assumindo o protagonismo no mercado de beleza. Não é por acaso: do meio ambiente à pele, são muitos os benefícios dos cosméticos orgânicos.

Livres de substâncias químicas que agridem você, o ar e a natureza, os cosméticos orgânicos tampouco são testados em animais e respeitam uma cadeia produtiva que gera empregos com responsabilidade social. Tudo isso se soma ao objetivo principal: gentis com você, os cosméticos orgânicos têm muito mais sintonia com sua pele e com seu cabelo.

Quer entender melhor o que são cosméticos orgânicos, o baixo impacto ambiental que eles geram e conhecer os benefícios dos cosméticos orgânicos certificados? É só seguir conosco!

O que são cosméticos orgânicos?

A produção de um cosmético orgânico segue uma série de diretrizes para assegurar que o processo produtivo tanto não agrida o meio ambiente quanto traga benefícios para a comunidade local onde ele é originado - além, é claro, de carregar na composição somente substâncias permitidas segundo as normas de certificação dos cosméticos orgânicos.

De forma resumida, os cosméticos orgânicos devem conter no máximo 2% de algumas moléculas sintéticas (listadas no caderno de normas da certificação COSMOS) e pelo menos 20% de ingredientes orgânicos certificados na composição. O uso de fragrâncias e corantes sintéticos são proibidos e as embalagens dos produtos devem ser recicláveis.

O baixo impacto ambiental dos cosméticos naturais e orgânicos

Imbuídos de consciência socioambiental no próprio conceito, os cosméticos naturais e orgânicos geram um impacto ambiental substancialmente menor em comparação aos cosméticos tradicionais. Afora os testes em animais serem proibidos, seus ingredientes não passam pelo uso de agrotóxicos e suas fórmulas são biodegradáveis, sem contaminação à natureza.

No caso dos cosméticos orgânicos certificados, o impacto é ainda mais reduzido porque a cadeia produtiva segue uma série de regras internacionais de preservação ambiental e é devidamente acompanhada e vistoriada por uma certificadora independente. São fortes atrativos para os consumidores que impulsionaram as empresas nacionais de cosméticos naturais a darem um salto exponencial.

Benefícios de cosméticos orgânicos certificados

Chegou a hora de conhecer os maiores benefícios dos cosméticos orgânicos certificados - vamos a eles?

  • Não agridem você → os cosméticos orgânicos não ressecam ou descamam a pele, não danificam os cabelos, não provocam reações alérgicas e não estão associados ao surgimento de doenças como o câncer;

  • Conexão com o organismo → não apenas os cosméticos orgânicos não agridem você como eles interagem e entram em harmonia com seu organismo de forma muito mais fácil, já que são reconhecidos como naturais e não como "agentes estranhos";

  • Preservam o meio ambiente → já falamos sobre o baixo impacto ambiental que os cosméticos orgânicos geram, mas não custa lembrar: nada de testes em animais ou ingredientes banhados em agrotóxicos, livres de corantes e outras substâncias artificiais, fórmulas biodegradáveis e muito mais;

Importância do selo COSMOS

Só existe uma maneira de os clientes e do próprio mercado terem 100% de certeza de que determinado produto é, de fato, um cosmético natural e orgânico: por meio de uma certificação com credibilidade no mercado. E é este o papel do selo COSMOS, um símbolo reconhecido mundialmente como sinônimo de cosméticos naturais e orgânicos confiáveis e de qualidade.

Ao trazer o selo COSMOS na embalagem, o cosmético orgânico conquista transparência e autoridade perante o consumidor. É um atestado que comprova que o produto foi gerado com ingredientes orgânicos de alto nível e em total respeito ao meio ambiente, além de ser comprometido com a responsabilidade social e com o desenvolvimento das pequenas comunidades.

Quais os benefícios dos cosméticos orgânicos?
Retorne para as notícias