Já não é novidade que o Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo, sendo responsável por 2/3 da produção mundial.

Produzir café orgânico pode ser uma oportunidade de aproveitar esse mercado, já que o Brasil exporta para mais de 150 países.

Além de cumprir um papel socioambiental na produção, o café orgânico pode ser um importante diferencial para incrementar sua comercialização e seu negócio.

A perspectiva é de que o consumo mundial de café cresça 4,1% em 2023, com o aumento de 1 milhão de sacas. No Brasil, a safra de 2023/2024 está prevista para subir para 71 milhões de sacas.

Também com o posto de segundo maior consumidor de café no mundo, o Brasil possui um grande potencial para os produtores de café também no próprio mercado interno.

Segundo a Cecafé (Associação dos Exportadores de Café do Brasil), o maior destino do café brasileiro são os Estados Unidos. Em seguida, estão alguns países da União Europeia, como Alemanha, Bélgica e Itália, e o Japão.

Este mesmo conjunto de países é o destino de cafés chamados diferenciados, ou seja, aqueles de qualidade superior ou que possuem certificado de práticas sustentáveis - entre eles o café orgânico.

O volume de cafés diferenciados representa 22% de todo o café nacional exportado, gerando uma receita de US$1,3 bilhão só em 2022.

Certificação de café orgânico

É justamente para garantir essa qualidade superior para os exigentes consumidores internacionais que existe a possibilidade de certificar o café orgânico.

A certificação orgânica é feita por uma certificadora credenciada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e acreditada pela CGCRE do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Certificar um produto comprova que o produtor ou a indústria processadora do alimento (no caso, do café orgânico) segue todas as normas de sustentabilidade, processamento, rastreabilidade, além de cumprir a lei com inspeções anuais regulares. Com isso, a empresa que certifica seu produto estabelece uma relação de proximidade e confiança com o consumidor.

A presença de um selo de certificação no rótulo do seu café orgânico, como o da Ecocert, por exemplo, demonstra para o consumidor uma série de valores: preservação do meio ambiente, combate ao trabalho infantil, inclusão social e tratamento aos colaboradores sem discriminação.

O selo evidencia que o produtor, a processadora de alimentos e a indústria contribuem para o bem-estar da comunidade e oferecem condições justas de trabalho.

Para ser certificado, o café orgânico precisa cumprir diversos requisitos para a produção e o processamento e, após sua obtenção, deve apresentar balanço de fluxos, entrada de insumos, produtividade por hectare, registro de colheita, registro de venda, assim como os itens necessários para a manutenção da certificação.

As projeções com relação ao café indicam que a China está acelerando o avanço do consumo do produto. Em 2021, o país aumentou 65% das compras de café brasileiro, chegando a 333,6 mil sacas, seguida pela Colômbia, que ano passado aumentou 33% das compras.

Comércio Justo e suas vantagens

Como o café é um mercado promissor, os produtores brasileiros, principalmente os pequenos ou agricultores familiares, podem e devem se inserir nesse mercado.

Apoiados por um movimento global do Comércio Justo (Fair Trade), que promove seu desenvolvimento sustentável e fortalecimento, estes produtores podem comercializar seu café orgânico sob a certificação Fair for Life.

O café é atualmente o principal produto com a certificação Comércio Justo. De modo geral, o setor cafeeiro tem várias certificações, como o Rainforest Alliance e o C.A.F.E. Practices.

Mas a certificação de Comércio Justo possui um potencial de desenvolvimento grande e é capaz de abrir novos canais de venda que vários dos selos não têm acesso.

Outra vantagem do selo Fair for Life é que ele traz um processo diferenciado: a certificação mostra a prática de preços justos, incentiva a conexão dos produtores responsáveis com consumidores que desejam um mundo mais sustentável e combativo à exploração comercial, pois garante a estabilidade dos pequenos produtores a longo prazo.

Outros benefícios desta certificação são o preço e relação comercial justa para garantir uma vida digna e saudável e o preço mínimo, evitando que os produtores sofram com as instabilidades econômicas e flutuações do mercado local ou global.

A Ecocert é uma organização comprometida com práticas mais sustentáveis que atestam o controle e a rastreabilidade de toda a cadeia produtiva, seja de orgânicos, segurança alimentar, comércio justo ou certificação verde.

Se você tem interesse em entender como funciona a avaliação do processo produtivo para obter uma certificação e como acontece a decisão do selo mais adequado para a sua produção, confira nosso ebook com o passo a passo para certificar!

Por que certificar sua produção de café orgânico?
Retorne para as notícias