As últimas décadas foram marcadas por grandes desafios e ações conjuntas para planejar e garantir um futuro sustentável para a nossa e as futuras gerações.

Nesse contexto, uma das iniciativas a ganhar força é a do Comércio Justo, que vem do inglês Fair Trade.

O Comércio Justo é considerado um dos fundamentos da sustentabilidade econômica e ecológica por fomentar e desenvolver alianças entre todos os atores da cadeia produtiva.

Mas você sabe o que é Comércio Justo e o que este sistema representa para a sociedade?

Mais do que uma expressão, o Comércio Justo é uma estratégia universal de combate à pobreza em prol do desenvolvimento sustentável nos campos social, econômico e ambiental.

O Comércio Justo é fruto do movimento Fair Trade, que se desenvolveu a partir de várias iniciativas que pipocaram na Europa e nos Estados Unidos desde a década de 1940 e que se disseminaram para os 5 continentes.

Estas iniciativas tinham o objetivo de promover relações comerciais mais equilibradas entre os vários atores da cadeia produtiva, de forma a gerar benefícios para todos – em especial para os produtores desfavorecidos de países fornecedores de matérias primas básicas, em geral países em desenvolvimento.

Gerando valor com base em justiça econômica, solidariedade, transparência e respeito, o Comércio Justo representa uma ótima alternativa para microempreendedores, como por exemplo os agricultores orgânicos.

No Brasil, somos a maior certificadora de produtos orgânicos do mundo e uma das grandes incentivadoras da causa.

Contribuímos ativamente para a expansão do Comércio Justo no país através da Certificação Fair for Life que já propiciou maiores oportunidades econômicas para mais de 3000 pequenos produtores brasileiros.

A certificação de Comércio Justo conFair Trade destaca-se a prática de preços justos, bem como o incentivo à conexão dos produtores responsáveis com consumidores que anseiam por um mundo mais sustentável e combativo à exploração comercial desenfreada.

Devido ao seu impacto positivo, o selo de Comércio Justo evolui ano a ano e ganha mercados importantes como o Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, França e Suíça.

Na linha de orgânicos, os principais produtos com certificação Fair Trade incluem açúcar, banana, chá, café, cacau e flores. No Brasil, os destaques são as produções de açúcar, açaí e erva-mate.

Conheça os benefícios do Comércio Justo e da certificação Fair for Life

Os principais atores das cadeias de fornecimento são certificados com base em sólidos requisitos sociais e ambientais, e as parcerias comerciais justas são celebradas e reforçadas através de critérios progressivos no gerenciamento responsável da cadeia de suprimentos.

A certificação contempla o programa Fair for Life, reconhecido internacionalmente, e que demanda apenas uma taxa anual pelo serviço de certificação.

O resultado se reverte em oportunidade para os produtores por meio da obtenção de preços justos e os prêmios Fair Trade - negociados diretamente com as operações dos produtores, capacitando-os para protagonizarem seu próprio desenvolvimento.

Confira os benefícios

Preço justo: a relação comercial justa garante ao produtor o pagamento de um preço justo pela produção certificada.

O preço justo é calculado com base no custo de produção, de forma a garantir que os produtores além de cobrir seus custo de produção, também tenham acesso à saúde, alimentação, vestuário e lazer.

Preço mínimo: além de um preço justo para o produto, o selo de Comércio Justo garante um preço mínimo, evitando que os produtores sofram com as instabilidades econômicas e flutuações do mercado local ou global.

Prêmio de Comércio Justo: a comunidade produtora é beneficiada com um bônus (prêmio) para ser investido em melhorias econômicas, sociais e ambientais de acordo com suas necessidades.

O valor do prêmio é baseado no preço de venda do produto Fair for Life.

Contratos a longo prazo: garantindo à comunidade produtora maior estabilidade.

Agora que você já sabe o que é Comércio Justo e seus benefícios, se quiser conhecer um pouco mais do programa de certificação ou ficou interessado em obter o selo Fair for Life, entre em contato com a nossa equipe. Estamos dispostos a ajudar você.

O que é Comércio Justo e o que ele representa para a sociedade?
Retorne para as notícias