Um fertilizante é, segundo a definição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), uma substância mineral ou orgânica, natural ou sintética, que fornece um ou mais nutrientes para as plantas. O próprio MAPA também descreve as características únicas que qualificam os chamados fertilizantes orgânicos.

O fertilizante orgânico é um "produto de natureza fundamentalmente orgânica, obtido (..) a partir de matérias-primas de origem industrial, urbana ou rural, vegetal ou animal, enriquecido ou não de nutrientes minerais". Como são ricos em microorganismos, eles beneficiam a saúde do solo e aumentam a produtividade a longo prazo.

Compostos principalmente por cascas de frutas e verduras, talos, esterco, farinha de ossos e outros restos de vegetais e animais, os fertilizantes orgânicos protegem o plantio contra organismos patogênicos ao mesmo tempo em que aumentam a qualidade do solo, a absorção de nutrientes e a eficiência dos fertilizantes minerais.

Mas você sabe quais são os principais tipos de fertilizantes orgânicos? Para conhecê-los, siga conosco no texto a seguir!

Fertilizante orgânico simples

O uso de um fertilizante orgânico simples consiste em adubar a terra com um único item de origem vegetal ou animal que ofereça nutrientes para as plantas. Quando duas fontes diferentes são utilizadas em conjunto, como esterco de animais mais cascas de frutas, já se trata de um fertilizante orgânico misto.

Fertilizante orgânico composto

Os fertilizantes orgânicos compostos são originados a partir de matéria orgânica e nutricionalmente enriquecidos por meio de processos físicos ou químicos. Eles também podem ser acrescidos de agentes que aprimorem suas características físicas, químicas ou biológicas.

Fertilizantes organominerais

Como o nome já indica, os fertilizantes organominerais resultam da mescla de adubos de origem orgânica com adubos contendo ingredientes minerais.

Compostagem

Alguns dos melhores e mais utilizados adubos orgânicos são oriundos do processo de compostagem - que consiste no aproveitamento de lixo caseiro, cinzas, esgoto e restos de animais e plantas para, por meio da decomposição natural, dar forma a um adubo orgânico rico em nutrientes.

Quer saber mais sobre os fertilizantes orgânicos? Clique para conhecer os benefícios e entender o crescimento nas vendas!

Fertilizantes orgânicos: o que são, para que servem e quais os principais tipos
Retorne para as notícias