A certificação de orgânicos é, por lei, um processo indispensável para o agricultor ser reconhecido como um produtor de orgânicos e poder comercializar seu alimento com o selo de Produto Orgânico. Isso porque somente a certificação de orgânicos pode assegurar que a criação de um determinado produto seguiu, de fato, as regras da produção orgânica.

As vantagens são extensas: confiança do consumidor, acesso a novos mercados, aumento da eficiência, aperfeiçoamento do produto e renovação dos recursos naturais entre elas. Com o número de pessoas que desejam se tornar produtores orgânicos crescendo a cada dia, é justo que surjam dúvidas em comum - e nós vamos esclarecer as cinco principais.

Tire no texto a seguir as cinco principais dúvidas sobre o processo de certificação de orgânicos!

1.Qual o preço da certificação?

O valor a ser investido na certificação de orgânicos é baseado na quantidade de produtos a serem certificados e em outros fatores - como o tamanho da área na propriedade, o escopo da certificação (que pode ser para produção vegetal, produção têxtil, processamento, aquicultura, etc.) e o regulamento do mercado onde o produto será comercializado.

É por causa dessas circunstâncias que o preço da certificação pode variar: para obter um orçamento mais preciso, basta preencher nossa ficha cadastral com as informações personalizadas sobre a sua produção e você terá a estimativa econômica do seu projeto.

2.Posso operar com orgânicos e convencionais na mesma unidade de processamento/beneficiamento?

Sim, você pode - mas deve tomar as devidas providências para assegurar que não ocorra contaminação cruzada. É necessário, por exemplo, limpar o maquinário com produtos de limpeza permitidos pelo regulamento antes de iniciar a produção orgânica.

Também é preciso criar um plano de separação com medidas para reduzir o risco de contaminação entre produtos orgânicos e produtos convencionais e separar, no estoque, as matérias-primas orgânicas das convencionais. Essa separação deve ser facilmente identificável dentro do estoque.

3.Quanto tempo demora o processo de certificação?

Uma vez que cada projeto tem suas características particulares e muitas vezes a certificadora é obrigada a obter documentos de outros fornecedores, não é possível delimitar um tempo certo para o processo de certificação: ele é variável.

Por isso, estimamos que o tempo médio do processo de certificação é de aproximadamente 4 meses - e você sempre pode impactar positivamente no processo enviando todas as informações necessárias o mais rápido possível, assim que solicitadas.

4.Qual a validade do certificado?

A partir do momento em que é emitido, o certificado de produto orgânico é válido por um ano.

Para renovar a validade da certificação, o produtor passa por uma auditoria a cada 12 meses - lembrando que a certificadora precisa ter tempo hábil para emitir a renovação do certificado antes que o antigo expire.

5.A receita/formulação de um produto precisa ser 100% orgânica para ter o selo da regulamentação brasileira?

Na verdade, não. De acordo com a legislação brasileira, existem os certificados para produtos orgânicos e os para produtos com ingredientes orgânicos - cada um com regras próprias, mas ambos sem a obrigação de uma formulação 100% orgânica.

Enquanto um Produto Orgânico precisa ter no mínimo 95% de ingredientes orgânicos e os 5% restantes só podem ser aditivos ou conservantes permitidos pela lei, para um produto com ingredientes orgânicos a exigência é 70% de ingredientes orgânicos e 30% em aditivos ou conservantes permitidos pela lei, além disso, dentro desse limite pode ser usado ingredientes convencionais desde que não estejam disponíveis na forma orgânica.

A água e o sal não entram na conta da formulação porque a natureza desses ingredientes não permite que eles sejam orgânicos.

5 principais dúvidas sobre o processo de certificação de orgânicos
Retorne para as notícias