Neste domingo, dia 17 de julho, é celebrado o Dia da Proteção das Florestas, uma data criada para conscientizar as pessoas sobre a importância das florestas - não apenas como lar para plantas e animais, mas também para a qualidade de vida humana - e para a necessidade de preservá-las. Sem florestas, afinal, o mundo torna-se insustentável.

Leis federais como as que estabeleceram o Novo Código Florestal, em vigor desde 2012, e o Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza, no ano 2000, foram criadas para elevar o nível de proteção das florestas e balizar as punições aos infratores. Conservar o meio ambiente, porém, é missão de todos - e você faz sua parte adquirindo produtos certificadamente sustentáveis.

Quer saber mais sobre a importância de proteger as florestas e o que a certificação de produtos sustentáveis tem a ver com isso? Siga conosco no texto a seguir!

**Importância da proteção das florestas para um mundo mais sustentável

As florestas são fundamentais para o equilíbrio do planeta porque elas atuam como reguladoras do clima e da temperatura. Assim, uma das principais consequências do desmatamento é a liberação de gases de efeito estufa na atmosfera que ajudam a elevar a temperatura e a provocar desastres ambientais.

Veja abaixo outras atribuições das florestas para um mundo sustentável:

  • As florestas geram a umidade que se transforma em chuva para irrigar plantações e encher reservatórios;

  • O desmatamento das florestas está associado à liberação de organismos patogênicos que levam à proliferação de doenças;

  • As florestas oferecem matéria-prima para inúmeros medicamentos capazes de salvar vidas;

  • As florestas abrigam milhões de espécies de plantas e animais que correm o risco de desaparecer.

**Novo Código Florestal – NCFlo (ou simplesmente Código Florestal)

O Novo Código Florestal, também conhecido como NCFlo ou apenas Código Florestal, foi promulgado por meio da Lei 12.651, de 2012, e reforçou as obrigações de conservação do meio ambiente previstas na Constituição Federal de 1988. Ele também substituiu o antigo Código Florestal, de 1965.

Alguns dos principais atributos do Novo Código Florestal são o compromisso com a proteção das florestas, o fomento de pesquisas científicas que visam o manejo sustentável dos recursos naturais e a criação de incentivos financeiros para estimular a preservação do meio ambiente. O NCFlo também apresenta conceitos como Amazônia Legal, APP e reserva legal.

**Importância da certificação de produtos sustentáveis para a proteção das florestas

A certificação de produtos sustentáveis é uma garantia, para o mercado e para os consumidores, de que o produtor daquele item tem um compromisso com as melhores práticas ambientais e sociais. Ela assegura de forma imparcial que ninguém - humanos, animais, florestas, água ou solo - foi prejudicado durante a fabricação do produto.

Isso porque a certificação é fornecida através de um processo rigoroso por um órgão independente, confiável e com o reconhecimento do mercado internacional. É o caso da Ecocert, que possui mais de 30 anos de experiência em certificação de produtos sustentáveis.

**Qual é o propósito de usar o selo Rainforest Alliance?

Destinado para pequenas e grandes propriedades que produzem produtos agrícolas como café, chá, cacau, legumes, ervas e outros alimentos, o selo Rainforest Alliance promove a responsabilidade ambiental, a igualdade social e a viabilidade econômica em comunidades agrícolas.

O selo Rainforest Alliance é garantia de melhora nos meios de subsistência dos produtores e trabalhadores agrícolas e de suas famílias e comunidades - e também previne o desmatamento enquanto promove o reflorestamento e a proteção das florestas e da biodiversidade.

→ Ficou curioso(a)? Saiba mais sobre o selo Rainforest Alliance!


Dia da Proteção das Florestas: conheça a importância da certificação de produtos
Retorne para as notícias