Muito mais que uma tendência momentânea, a agricultura orgânica vem crescendo acima das expectativas, ano a ano, tanto no Brasil quanto no mercado global. E à medida que mais consumidores descobrem as vantagens dos alimentos orgânicos, novos negócios são abertos para incrementar um segmento que já movimenta bilhões de dólares.

Com inúmeros benefícios para a saúde, para o meio ambiente, para a economia e, principalmente, para o pequeno produtor, a agricultura orgânica está recebendo uma série de incentivos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e deve seguir evoluindo a passos largos no país. E você, sabe como ela funciona?

Para saber o que é agricultura orgânica, conhecer suas características e entender por que ela cresce sem parar, siga conosco ao longo do texto a seguir!

Características da produção orgânica

O MAPA e a legislação brasileira definem um produto orgânico como "(...) aquele que é obtido em um sistema orgânico de produção agropecuária ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local".

Assim, a agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos ou fertilizantes sintéticos e minimiza os impactos ambientais. Outro atributo marcante é que os produtos orgânicos precisam ser certificados por organizações credenciadas pelo MAPA.

Confira as principais características da produção orgânica:

  • Gera alimentos mais saudáveis e livres de substâncias químicas contaminantes;

  • Preserva o ecossistema local e a diversidade biológica;

  • Não polui o ar, a água ou o solo e promove a fertilidade do último;

  • Dissemina boa práticas de manejo e reciclagem;

  • Incentiva o trabalho do pequeno produtor e fortalece a economia em geral.

Evolução da produção orgânica no Brasil

Segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), a quantidade de empreendimentos destinados à produção orgânica cresceu 11% no Brasil em 2021 e já soma mais de 25 mil unidades produtivas. Uma evolução significativa quando se constata que, em 2010, há apenas 12 anos, contabilizava-se pouco mais de 5 mil unidades produtivas.

Ainda segundo a Organis, o mercado brasileiro de orgânicos movimentou R$ 6,5 bilhões no ano passado - um aumento de 12% em relação ao ano anterior. A entidade estima que o crescimento pode chegar a 15% em 2022. Já no mercado internacional os produtos orgânicos movimentam valores na casa dos US$ 145 bilhões anuais.

Busca por alimentação saudável

O grande motor por trás da evolução da agricultura orgânica é a crescente busca da população por uma alimentação mais saudável. Segundo pesquisas, a pandemia do Coronavírus fez com que o consumidor médio refletisse sobre seus hábitos alimentares e começasse a procurar por alternativas naturais e de maior qualidade.

A Organis confirma esse movimento e relata que alimentos como legumes e verduras orgânicas têm sido cada vez mais consumidos no mercado interno. Outro destaque está no aumento do consumo de proteína animal também orgânica.

Certificação ROC: agricultura regenerativa

Regenerative Organic Certified, ou Certificação ROC, é a certificação da Ecocert para alimentos, que são produzidos de acordo com os mais rígidos padrões de saúde do solo, do bem-estar animal e dos aspectos sociais para o trabalho rural.

Destinada a produtores rurais, cooperativas, associações e empresas de produção agrícola, a Certificação ROC é prestigiada internacionalmente e atesta para consumidores e mercado que seu produto contribui para a agricultura regenerativa.

→ Saiba mais sobre a Certificação ROC!

O que é agricultura orgânica?
Retorne para as notícias