Assim como ocorre na certificação de outros alimentos orgânicos, a certificação de café é um atestado seguro e confiável de que o produtor segue as melhores práticas de manejo, não usa agrotóxicos ou outros itens químicos e que seu produto prima pela qualidade e boa saúde. Não por acaso, o café certificado atrai as empresas e consumidores mais exigentes.

A depender das características do café e dos atributos envolvidos na sua produção, existem diferentes categorias de certificação de café que o produtor pode conquistar para não só diferenciá-lo no mercado como também estabelecer um laço de confiança com o cliente. Para tanto, deve-se cumprir as devidas exigências e ter o processo produtivo inspecionado.

Siga conosco para saber mais sobre o café orgânico, conhecer as categorias de certificação de café e descobrir como solicitar a Certificação Ecocert!

Categorias de certificação

A única forma de um consumidor ter certeza de que o café escolhido realmente reúne os atributos que ele deseja saborear é por meio da categoria de certificação de café - conheça abaixo as principais:

*Café gourmet → Diferenciado, com ausência quase total de defeitos e de produção incentivada pela própria International Coffee Organization (IOC), o café gourmet refere-se a grãos de café arábica de qualidade superior.

*Café de origem certificada → Quando os atributos de qualidade do café são particulares da região onde ele é plantado, este tipo de certificação assegura a veracidade da origem. A produção precisa ser integralmente monitorada para obtenção da certificação de origem.

*Café orgânico → É a certificação que assegura que o café foi produzido de acordo com as normas de produção orgânica, o que inclui uso exclusivo de fertilizantes orgânicos e pragas e doenças controladas com técnicas naturais. O processo produtivo também é inteiramente monitorado.

*Café fair trade → Trata-se de uma categoria de certificação de café utilizada em países desenvolvidos que dá, para consumidores dispostos a pagar mais pelo café de pequenos agricultores, a garantia de que o produto foi produzido em condições sociais e ambientais positivas. Uma vez mais, toda a produção deve ser inspecionada e monitorada.

Café orgânico

Ao contrário do café convencional, cuja produção abusa de fertilizantes químicos danosos ao solo, ao ar e à água e agrotóxicos que fazem mal à saúde (além de apresentar um sabor inferior), o café orgânico é produzido somente com técnicas naturais que geram um plantio mais resistente e um produto final mais saudável, saboroso e valorizado.

Veja algumas características do café orgânico:

  • Usa fertilizantes naturais como adubo orgânico, farinha de ossos e esterco de animais;

  • É protegido contra pragas e doenças por defensivos naturais e cultivos resistentes;

  • A torrefação impede que o sabor seja afetado por substâncias químicas, gases e outros aditivos;

  • Possui sabor e aroma acentuados que agradam aos paladares mais exigentes;

  • Apresenta mais nutrientes que o café convencional e é livre de substâncias tóxicas;

  • Uma saca de café orgânico vale aproximadamente três vezes o valor de uma saca de café convencional.

Mas para que seja identificado e comercializado como orgânico, antes o café precisa ser certificado por uma instituição imparcial, independente e reconhecida no mercado.

Certificação Ecocert: quais os objetivos e como solicitar?

A certificação Ecocert é um ativo essencial que atesta o compromisso do produtor e da empresa com práticas sociais e ambientais corretas e permite que se comuniquem de forma transparente com o consumidor, abrindo as portas para novos mercados e exportações.

Reconhecida no mundo inteiro pela imparcialidade e competência demonstradas ao longo de 30 anos de história, a Ecocert é referência em rotulagem orgânica e ecológica e sinônimo de confiança do consumidor.

→ Entre em contato e solicite seu processo de certificação!

Certificação de café: conheça as principais categorias e saiba como solicitar
Retorne para as notícias