Proteger a saúde, o meio ambiente e os animais levando em consideração, no processo de decisão de compra, as características e a forma como cada produto é criado: é disso que se trata o consumo consciente, contribuição feita individualmente que provoca uma massiva diferença para a sustentabilidade do planeta. E o consumo consciente cresce a cada dia.
Diversas pesquisas de comportamento e tendências revelam que, mesmo diante da crise econômica, da inflação e das adversidades causadas pela pandemia, as pessoas seguem optando cada vez mais por produtos sustentáveis em detrimento de itens que poluem o ar, degradam o solo e a água ou maltratam os animais.
Como os benefícios são amplos para todos, essas pessoas influenciam outras a adotarem o mesmo comportamento.
Deseja saber mais sobre o consumo consciente? No texto a seguir você entenderá melhor os objetivos deste comportamento, conhecerá os agentes do clima e saberá mais sobre os benefícios do consumo consciente.
Crescimento do consumo consciente
Produtos com baixa pegada de carbono, recicláveis, cujos resíduos não são tóxicos e que também não foram gerados a partir da exploração de pessoas ou animais - estes são alguns dos atributos que estão sendo priorizados por consumidores do mundo todo e que tendem a dominar as estratégias de venda das empresas pelos próximos anos.
Confira alguns dados que atestam o crescimento do consumo consciente:
Segundo um estudo da Euromonitor International, o consumo consciente vai dominar o comportamento de compra das pessoas em 2022;
O mesmo estudo aponta que 67% dos consumidores tentaram causar um impacto positivo no meio ambiente por meio de ações cotidianas em 2021;
Ainda segundo a Euromonitor, 67% dos profissionais relatam que suas empresas se dedicaram ao consumo e à produção responsável em 2021;
Um estudo da Mandalah e da Stilingue a partir de monitoramento da Internet mostrou que os brasileiros têm buscado cada vez mais termos ligados ao consumo consciente;
Presidentes de grandes empresas que buscam priorizar o conceito ESG relatam que, mesmo com o aumento da inflação, o consumo consciente não diminuiu.
Agentes do clima
O aquecimento global, o excesso de gases de efeito estufa sendo liberados na atmosfera e a preocupação climática resultaram no surgimento de um novo tipo de consumidor, os agentes do clima. São consumidores que vão além das escolhas conscientes na compra de produtos: eles exigem que as empresas sejam transparentes e se posicionem sobre o tema.
Formados principalmente pelos Millennials e pela Geração Z, os agentes do clima também estão reduzindo o uso de plástico e evitando desperdícios. Atuantes na Internet, eles costumam alertar outros consumidores sobre o nível de sustentabilidade das organizações - e as empresas que alinharem-se com suas expectativas largam na frente.
Objetivo do consumo consciente
A meta principal do consumo consciente é incentivar cada indivíduo a tomar decisões mais éticas e que contribuam para um mundo melhor para todos. O consumismo desempenha um papel central no futuro do planeta, já que a produção desenfreada prejudica a natureza, pode acabar com vários recursos naturais e tornar a Terra inabitável para humanos e animais.
Benefícios
Ainda que o maior objetivo do consumo consciente seja proteger o meio ambiente e os animais, os benefícios deste comportamento são sentidos em muitas outras esferas - inclusive no bolso e na saúde física e mental do consumidor.
Confira os principais benefícios do consumo consciente:
Reduz os impactos ambientais no ar, no solo e nas águas;
Evita que animais sofram maus-tratos;
Elimina gastos desnecessários e ajuda a economizar;
Reduz o colesterol, a chance de desenvolver doenças e melhora a saúde como um todo;
Proporciona saúde mental e a tranquilidade de estar contribuindo para um planeta melhor;
Influencia empresas a adotarem boas práticas e outras pessoas a seguirem o consumo consciente.