Um é cultivado naturalmente, não expõe o solo e o produtor a substâncias químicas, é rico em antioxidantes e faz bem para a saúde; já o outro é produzido com enorme quantidade de pesticidas, herbicidas, inseticidas e fertilizantes químicos cujos resíduos afetam o solo, a água e o organismo humano. E as diferenças entre café orgânico e convencional vão além.

Considerada uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo , o café é altamente rentávele importante para a economia brasileira - e se torna ainda mais valioso quando, após ser gerado com técnicas naturais, pode ser classificado como café orgânico.

Mas como o consumidor e o mercado podem ter certeza que tal classificação é autêntica? Por meio da certificação de café orgânico, um selo que os produtores podem conquistar após submeterem a produção a um acompanhamento minucioso.

Siga conosco para saber mais sobre o que difere as produções de café orgânico e convencional, entender quais as diferenças entre um e outro para o consumidor e conhecer as vantagens do café orgânico certificado!

Diferenças na produção

O café é tão vendido em todas as partes do planeta que é considerado uma commodity - um bem de consumo mundial que é comercializado até na bolsa de valores. Para dar conta de tanta demanda, por muitos anos os produtores de café foram incentivados a abusar dos tratamentos químicos muito além do que o solo pode suportar, provocando desequilíbrio.

Hoje se sabe que produzir café usando somente técnicas naturais que protegem e enriquecem o solo é muito mais eficiente e vantajoso para todos os envolvidos: para o meio ambiente, com a renovação de seus recursos naturais; para o consumidor, que adquire um produto de melhor qualidade; e para o produtor, que tem a saúde preservada e gera um produto de maior valor.

Veja algumas diferenças na produção de café orgânico e convencional;

Café orgânico

  • Utiliza fertilizantes naturais como adubo orgânico, farinha de ossos e esterco de animais, entre outros;
  • O plantio é protegido contra pragas e doenças por defensivos naturais e cultivos resistentes;
  • É processado com moagem a seco ou moagem úmida - sendo essa a melhor maneira para produzir grãos gourmet de alta qualidade;
  • A torrefação é feita de forma a não permitir que o sabor do café seja afetado por substâncias químicas, gases e outros aditivos.

Café convencional

  • Utiliza fertilizantes químicos que causam danos ao solo, ao ar e à água;
  • Abusa de agrotóxicos que fazem mal aos animais e à saúde humana;
  • A torrefação não consegue impedir que as substâncias químicas já aplicadas interfiram no sabor do café.

Diferenças para o consumidor Os produtos orgânicos em geral atraem cada vez mais consumidores porque estão em sintonia com a tendência que passou a guiar o modo de vida das pessoas pós-pandemia do Coronavírus: a proteção da saúde física e mental.

Assim como beneficia o organismo, o café orgânico também oferece ao consumidor a certeza de que seu cafézinho não está danificando o meio ambiente - e os benefícios não ficam só nisso:

  • O café orgânico possui sabor e aroma acentuados que agradam ao paladar mais exigente;

  • O café orgânico traz mais nutrientes que o convencional e é livre de substância tóxicas associadas aos fertilizantes - como cobre, zinco, cádmio e crómio;

  • Antes de ser colocado à venda, o café orgânico certificado passa por uma série de testes que asseguram sua qualidade.

Café orgânico certificado: vantagens

O café só pode ser considerado como café orgânico e de fato comercializado como tal quando ele recebe uma certificação concedida de forma imparcial por uma certificadora registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Só a certificação dá ao consumidor a certeza de ter adquirido um produto realmente orgânico.

Confira as principais vantagens da certificação:

  • Uma saca de café orgânico certificado vale cerca de três vezes mais que uma saca de café convencional;

  • Ostentar o selo de produto orgânico posiciona a marca no mercado com transparência, confiança e estabelece uma conexão com o consumidor;

  • O processo de conquista da certificação torna a produção mais eficaz, econômica e melhora a qualidade do produto final;

  • A certificação assegura que a produção de café está protegendo os recursos naturais, os animais e a saúde de produtores e clientes.

Café orgânico e convencional: as diferenças e vantagens do café orgânico certificado
Retorne para as notícias