A sustentabilidade foi, por muitos anos, um conceito que as empresas associavam a lucros baixos e pouca eficiência. Uma espécie de ideia para o futuro, mas difícil de ser colocada em prática no momento. Investir em sustentabilidade raramente estava no centro das prioridades.

O futuro, porém, chegou: hoje, investir em sustentabilidade não apenas gera lucro como valoriza a marca e a coloca em posição de destaque no mercado.

Essa guinada de percepção está relacionada ao agravamento dos danos causados ao meio ambiente, à aceleração do aquecimento global e às mudanças no perfil e no comportamento dos consumidores - questões que levaram à criação dos princípios do ESG, conceito que está guiando as empresas rumo a um futuro sustentável.

E você, já conhece e aplica as práticas ESG em sua empresa? Siga conosco para entender melhor o conceito e descubra porque investir em sustentabilidade é uma realidade que dá lucro!

Sustentabilidade: mais economia e mais lucratividade

Foi-se o tempo em que o cliente ignorava a responsabilidade ambiental e as boas práticas sociais ao escolher os produtos que consome. Mais consciente e engajado, o consumidor médio está disposto até a pagar mais por produtos de empresas éticas para deixar de consumir itens de empresas pouco sustentáveis.

É que comprovam pesquisas como a divulgada recentemente pela empresa de tecnologia IBM: segundo o estudo, 84% dos consumidores vê a sustentabilidade ambiental como uma questão importante.

Se investir em sustentabilidade é uma verdadeira questão de sobrevivência para as empresas no cenário atual, conquistar esse predicado requer comprometer-se com as práticas ESG.

O atual pilar sustentável: as práticas ESG

A sigla inglesa ESG significa "Environmental, Social and Corporate Governance", ou Governança Ambiental, Social e Corporativa, e é um conceito que vem conquistando cada vez mais espaço no universo empresarial. Ao apoiar-se em critérios éticos para exercer suas atividades, a empresa que adere ao ESG prova estar comprometida na construção de um mundo melhor.

Em resumo, as práticas ESG demandam:

  • Preservar os recursos naturais e a biodiversidade; reduzir a emissão de gases; zerar desperdícios; buscar eficiência energética; tratar os resíduos.

  • Proporcionar melhores condições de trabalho; estimular a inclusão e a diversidade dentro da empresa; treinar os colaboradores; respeitar os direitos humanos, a privacidade e a segurança; gerar um impacto positivo na comunidade

  • Garantir que o conselho administrativo possua independência e diversidade; oferecer remuneração justa; seguir condutas éticas e livres de corrupção; ter transparência fiscal; impedir assédio, discriminação e preconceito

Seguir o conceito ESG é uma mudança de cultura interna e de posicionamento perante ao mercado que proporcionam benefícios em cascata às empresas:

  • Fortalece a imagem da marca;

  • Reduz a percepção de risco de suas atividades;

  • Aumenta seu valor de mercado.

Para especialistas em mercado, empresas que não adotarem iniciativas concretas em acordo com o ESG perderão investidores e grande parte dos lucros.

O lucro é uma realidade

Adotar as práticas ESG e ser uma empresa sustentável está em total comunhão com o principal objetivo de qualquer organização privada: gerar lucro. Só na Europa, o mercado que privilegia um modelo de economia circular e sustentável deve faturar mais de US$ 1,8 trilhão até 2030.

Premiações internacionais como a edição 2021 do "Best For The World" destacaram empresas que, além de adotarem boas práticas de ESG e minimizarem os impactos ambientais, obtêm retorno financeiro por meio dessas iniciativas.

No Brasil, a edição deste ano do "Melhores do ESG" também apresentou 17 empresas nacionais que se destacaram ao longo do ano passado por suas ações socioambientais - e todas faturaram, no mínimo, R$ 50 milhões no período.

→ Conheça os principais tipos de certificação orgânica e escolha o ideal para sua produção!

Vale a pena investir em sustentabilidade?
Retorne para as notícias